Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60202

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSILVA, Arthur Leandro Alves da-
dc.contributor.authorAPOLONIO, Camila Sergio de Andrade-
dc.date.accessioned2025-02-03T14:29:12Z-
dc.date.available2025-02-03T14:29:12Z-
dc.date.issued2024-06-25-
dc.identifier.citationAPOLONIO, Camila Sergio de Andrade. Trajetória do Programa Minha Casa, Minha Vida: da agenda à avaliação. 2024. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60202-
dc.description.abstractEsta pesquisa busca identificar se o Programa Minha Casa, Minha Vida (PMCMV) promoveu o direito social à moradia para a população de baixa renda. Para isso, busca-se analisar como se deu a formação da agenda da política habitacional e a inclusão do programa na agenda decisória do governo federal. Em seguida apresenta-se o desenho e a análise da implementação do PMCMV, por modalidade, faixas de renda e unidades da federação, desde o lançamento (2009) até novembro de 2022, com ênfase na modalidade FAR- Empresas, com base em dados quantitativos obtidos no Ministério do Desenvolvimento Regional. Foi objeto de análise, também, a extensa produção acadêmica, entre 2012 e 2022, sobre o PMCMV, dentre as contribuições e conclusões dessas pesquisas podemos destacar: i) a segregação socioespacial da população de baixa renda promovida pelo PMCMV - faixa 1; ii) o predomínio da política pública de fomento ao mercado privado em prejuízo à política pública de caráter social iii) o protagonismo do capital privado na implementação da política pública, em detrimento dos entes subnacionais e da sociedade civil e iv) a ausência de pesquisas que apontem o impacto do PMCMV no déficit habitacional da população de baixa renda dos municípios brasileiros. Por fim, como produto deste trabalho, apresenta-se novo indicador habitacional municipal, Carências Habitacionais Quantitativas por municípios, calculado com base na metodologia da Fundação João Pinheiro, a partir dos dados do Cadúnico. Tal indicador pode ser utilizado em avaliações de implementação do PMCMV nos municípios e subsidiar a formulação de novas políticas públicas habitacionais para as famílias de baixa renda. Conclui-se que, apesar do grande volume de unidades habitacionais entregues e da redução dos valores médios das Carências Habitacionais Quantitativas por municípios, não é possível afirmar que o PMCMV promoveu o direito social à moradia da população de baixa renda.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPrograma Minha Casa, Minha Vidapt_BR
dc.subjectdireito social à moradiapt_BR
dc.subjectpolítica pública de habitaçãopt_BR
dc.titleTrajetória do Programa Minha Casa, Minha Vida : da agenda à avaliaçãopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1481618387680517pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1986492364615941pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Politicas Publicaspt_BR
dc.description.abstractxThis research seeks to identify whether the Minha Casa, Minha Vida Program promoted the social right to housing for the low-income population. To this end, we seek to analyze how the housing policy agenda was formed and the inclusion of the program in the federal government's decision-making agenda. Next, the design and analysis of the implementation of the PMCMV is presented, by modality, income ranges and federation units, from its launch (2009) to November 2022, with an emphasis on the FAR-Companies modality, based on quantitative data obtained from the Ministry of Regional Development. The extensive academic production, between 2012 and 2022, on the PMCMV was also the object of analysis. Among the contributions and conclusions of this research we can highlight: i) the socio-spatial segregation of the low-income population promoted by the PMCMV - range 1; ii) the predominance of public policy to promote the private market to the detriment of public policy of a social nature iii) the leading role of private capital in the implementation of public policy, to the detriment of subnational entities and civil society and iv) the absence of research that point out the impact of the PMCMV on the housing deficit of the low-income population in Brazilian municipalities. Finally, as a product of this work, a new municipal housing indicator is presented, Quantitative Housing Needs by municipalities, calculated based on the João Pinheiro Foundation methodology, based on data from Cadúnico. This indicator can be used in evaluations of PMCMV implementation in municipalities and support the formulation of new public housing policies for low-income families. It is concluded that, despite the large volume of housing units delivered and the reduction in the average values of Quantitative Housing Deficiencies by municipalities, it is not possible to state that the PMCMV promoted the social right to housing for the low-income population.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Políticas Públicas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Camila Sergio de Andrade Apolonio.PDF2,86 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons