Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60191

Compartilhe esta página

Título: Ensino por investigação utilizando brinquedos em busca de uma aprendizagem significativa : energia mecânica
Autor(es): LIMA, Carina Cristina Oliveira de
Palavras-chave: Ensino por investigação; Brinquedos; Energia mecânica
Data do documento: 16-Ago-2024
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: LIMA, Carina Cristina Oliveira de. Ensino por investigação utilizando brinquedos em busca de uma aprendizagem significativa: energia mecânica. 2024. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024.
Abstract: Este trabalho busca auxiliar professores e alunos do ensino médio a melhorar o interesse e desempenho na disciplina de física. Onde muitas vezes as aulas são apenas explanadas com a teoria de forma expositiva, aplicando equações em questões objetivas com alternativas fechadas. Buscando a construção de uma aprendizagem significativa, e formas de mostrar aos alunos aplicações práticas de teorias e cálculos estudados nos livros, foi construída uma sequência didática com cinco atividades experimentais, explorando os conteúdos de Lei de Hooke, Energia mecânica (cinética, potencial elástica e potencial gravitacional), sua dissipação, conservação e transformação. Para o desenvolvimento das atividades utilizamos brinquedos e materiais de baixo custo. O professor acompanha a montagem do aparato experimental e a coleta de dados, buscando confiabilidade ao processo, o desenvolvimento dos cálculos, construção de tabelas, gráficos e comentários sobre as atividades realizadas é feito pelos alunos. Esta proposta busca assim a construção de uma aprendizagem que traga significado para os alunos, onde os mesmos puderam observar a utilização de fenômenos físicos em elementos simples de sua rotina, mostrando que eles são agentes ativos de sua própria história. Utilizando como fundamentação os Campos Conceituais de Vergnaud, propondo um ensino por investigação no modelo de laboratório aberto. A aplicação do produto educacional elaborado foi realizado com grupos de dois alunos, baseado na teoria sociointeracionista de Levy Vygotsky onde a interação social e a mediação do professor exercem pepel fundamental na construção do conhecimento.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60191
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Ensino de Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Carina Cristina Oliveira de Lima.pdf14,43 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons