Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60190
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | AGUIAR JÚNIOR, Francisco Carlos Amanajás de | - |
dc.contributor.author | BARBOSA, Flávio Beserra | - |
dc.date.accessioned | 2025-02-03T12:02:51Z | - |
dc.date.available | 2025-02-03T12:02:51Z | - |
dc.date.issued | 2022-08-29 | - |
dc.identifier.citation | BARBOSA, Flávio Beserra. Júri simulado: uma abordagem investigativa para o ensino da evolução humana no ensino médio. 2022. Dissertação (Mestrado em Ensino de Biologia) – Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60190 | - |
dc.description.abstract | Esta pesquisa apresenta um manual para realização de um júri simulado para o ensino da evolução humana para turmas de ensino médio. A proposta surgiu pelo fato de alguns tópicos, entre o vasto conteúdo de Biologia, suscitarem debates e controvérsias, a exemplo do surgimento da espécie humana. De um lado, a Teoria da Evolução formulada por Charles Darwin com embasamento científico, de outro, o Criacionismo baseado em concepções religiosas judaico-cristã e outras teorias consideradas pseudocientíficas ainda pontuam discussões e geram dúvidas entre os estudantes. Para o trabalho pedagógico envolvendo temas complexos, as metodologias ativas se destacam como opções para promoção de aulas com dinâmicas inovadoras, onde o educando está no centro do processo de ensino e aprendizagem, sendo o protagonista da construção do seu conhecimento. Nesse sentido, o estudo apresenta como produto educativo, um manual para realização de júri simulado como uma estratégia metodológica de promoção de metodologia ativa, mais especificamente para o ensino sobre evolução humana em aula de Biologia no ensino médio. Também tem como objetivos específicos, a realização de uma revisão bibliográfica sobre o júri simulado, enquanto estratégia metodológica no processo ensino-aprendizagem em Biologia, discorrer sobre a importância de metodologias ativas na educação e evidenciar a sequência didática investigativa como ferramenta para nortear práticas de metodologias ativas. Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo, exploratória, do tipo revisão bibliográfica. Os resultados indicam que para atingir todos os objetivos propostos para o ensino de um conteúdo a partir de metodologia ativa, o professor deve elaborar uma sequência didática e mediar a execução do trabalho pedagógico de maneira que os principais tópicos referentes ao assunto sejam contemplados. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Ensino de ciências | pt_BR |
dc.subject | Biologia - estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Evolução humana | pt_BR |
dc.title | Júri simulado : uma abordagem investigativa para o ensino da evolução humana no ensino médio | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/4910625582779586 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado profissional | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/5066572300113458 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional (PROFBIO) | pt_BR |
dc.description.abstractx | This research presents a handbook for conducting a mock jury for the teaching of human evolution in high school classes. The proposal emerged due to the fact that some topics, among the vast content of Biology spark debates and controversies, such as the emergence of human species. On one hand, the theory of evolution proposed by Charles Darwin based on Science, on the other hand, the creationism based on judeo-christian religious conceptions as well as other theories considered pseudoscientific still punctuate discussions and raise doubts among students. For the pedagogical work involving complex themes, the active methodologies stand out as options to the making of dynamic and innovative lessons, which are student-based in the teaching-learning process, having the students as the protagonists in the building of their knowledge. In such sense, the study presents, as educational product, a manual to the making of a mock jury as a methodological strategy of promoting active methodology to the teaching of human evolution biology in secondary school to be more specific. It also has as specific goals, carrying out a bibliographical review about the mock jury as a methodological strategy in the Biology teaching-learning process, discuss about the importance of active methodologies on education and highlight the investigative didactic sequence as a tool to guide practices of active methodologies. This is a qualitative, exploratory research of the bibliographical review type. The results indicate that in order to achieve all the objectives proposed for teaching content based on an active methodology, the teacher must develop a didactic sequence and mediate the execution of the pedagogical work so that the main topics related to the subject are covered. | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado Profissional – Ensino de Biologia |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Flávio Beserra Barbosa.pdf | 3,46 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons