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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60169

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCARVALHO, Queliane Gomes da Silva-
dc.contributor.authorFREIRE, Ingrid da Silva Florencio-
dc.date.accessioned2025-01-31T13:56:09Z-
dc.date.available2025-01-31T13:56:09Z-
dc.date.issued2024-01-31-
dc.date.submitted2025-01-30-
dc.identifier.citationFREIRE, Ingrid da Silva Florencio. Construção e validação de material de apoio para cenário de simulação clínica sobre cuidados de enfermagem com estamos de eliminação. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Enfermagem) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60169-
dc.description.abstractO estoma intestinal gera alterações no corpo, mudanças na autoimagem e estilo de vida. Devido ao estoma, o indivíduo apresenta incontinência fecal, medo da bolsa coletora sair do lugar, preocupação com odor e costuma apresentar alterações importantes na saúde mental. A educação e a saúde são pilares fundamentais no cuidado de pessoas com estomias. A orientação adequada sobre os cuidados com a estomia desempenha um papel crucial na prevenção de complicações, na promoção da autonomia e no bem-estar dos estomizados. Assim, a disponibilidade de materiais de apoio ao profissional, como folders educativos, desempenha um papel fundamental ao compilar informações de acesso rápido que servirá de apoio para o profissional de saúde acerca das informações básicas que devem ser repassadas para o paciente com estomia intestinal. Este estudo objetiva validar um folder educativo sobre os cuidados com estomias intestinais para residentes de enfermagem. Como objetivos específicos: construir folder educativo sobre os cuidados com estomias intestinais e realizar validação de conteúdo de folder com juízes. Realizou-se um estudo metodológico para validação de folder que serviu de material complementar de um cenário de simulação clínica sobre estomias intestinais para o ensino do raciocínio clínico relativo à identificação das necessidades e cuidados do paciente para residentes de enfermagem. Para validação foram selecionados juízes com expertise nas áreas de simulação clínica e/ou ostomias. Os dados coletados foram submetidos a análise estatística verificando o I-CVI e SCVI. A proporção desejada de concordância entre os juízes é igual ou superior a 80% e valores p >0,05 indicam que os juízes concordaram com a adequação e pertinência do cenário de simulação. O folder foi validado pelos 15 juízes experts, apresentando concordância satisfatória nos itens avaliados. Os itens apresentaram concordância com I-CVI > 0,80 em todos os itens, o S-CVI foi de 0,87. Apesar de alcançada a concordância entre os juízes, foram realizadas algumas adequações no folder sugeridas pelos juízes a fim de deixá-lo ainda mais adequado e claro. O material de apoio do tipo folder para o cenário de simulação clínica na educação de residentes de Enfermagem sobre cuidados com pacientes com estomias intestinais foi validado pelo grupo de juízes experts, alcançou concordância satisfatória nos itens avaliados e está adequado para uso na prática de ensino.pt_BR
dc.format.extent40p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCuidados de Enfermagempt_BR
dc.subjectEstomiapt_BR
dc.subjectTreinamento por Simulaçãopt_BR
dc.titleConstrução e validação de material de apoio para cenário de simulação clínica sobre cuidados de enfermagem com estomas de eliminaçãopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coVIEIRA, José Cristovam Martins-
dc.contributor.authorLatteshttps://lattes.cnpq.br/6546869860267089pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9411772366557379pt_BR
dc.description.abstractxThe intestinal stoma generates changes in the body, changes in self-image and lifestyle. Due to the stoma, the individual experiences fecal incontinence, fear of the collection bag moving out of place, concern about odor and usually presents important changes in mental health. Education and health are fundamental pillars in the care of people with ostomies. Proper guidance on ostomy care plays a crucial role in preventing complications, promoting autonomy and the well-being of ostomates. Therefore, the availability of support materials, such as educational folders, plays a fundamental role in compiling quickly accessible information that will serve as support for the resident professional regarding the basic information that must be passed on to every patient with an intestinal ostomy. This study aims to validate an educational folder on intestinal ostomy care for nursing residents. Specific objectives: construct an educational folder on intestinal ostomy care and validate the folder content with judges. A methodological study was carried out to validate a folder that served as complementary material for a clinical simulation scenario on intestinal and urinary ostomies for teaching clinical reasoning related to identifying patient needs and care for nursing residents. For validation, judges with expertise in the areas of clinical simulation and/or ostomies were selected. The collected data was subjected to statistical analysis checking the I-CVI and SCVI. The desired proportion of agreement between judges is equal to or greater than 80% and p-values ​​>0.05 indicate that the judges agreed with the adequacy and relevance of the simulation scenario. The folder was validated by 15 expert judges, showing satisfactory agreement on the evaluated items. The items showed agreement with I-CVI > 0.80 in all items, the S-CVI was X. Despite reaching agreement between the judges, some adjustments were made to the folder suggested by the judges in order to leave it still more appropriate and clear. The folder-type support material for the clinical simulation scenario in the education of Nursing residents on the care of patients with intestinal stoma was validated by the group of expert judges, achieved satisfactory agreement on the evaluated items and is suitable for use in teaching practice.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências da Saúde::Enfermagempt_BR
dc.degree.departament::(CCS-DENF) - Departamento de Enfermagem pt_BR
dc.degree.graduation::CCS-Curso de Enfermagempt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/4564715804143341pt_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Enfermagem

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