Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60126

Compartilhe esta página

Título: Dificuldades com o modelo de ensino remoto: experiências dos discentes do curso de Secretariado Executivo da UFPE durante o período da pandemia de Covid-19
Autor(es): CARDOSO, Claudia Virginia de Andrade
SANTOS, Gerlane Tavares dos
Palavras-chave: Modelo de Ensino Remoto; Período Pandêmico; Dificuldades dos Discentes; Secretariado Executivo
Data do documento: 22-Abr-2023
Citação: CARDOSO, Claudia Virginia de Andrade; SANTOS, Gerlane Tavares dos. Dificuldades com o modelo de ensino remoto: experiências dos discentes do curso de Secretariado Executivo da UFPE durante o período da pandemia de Covid-19. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Secretariado Executivo) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: Este trabalho teve como objetivo geral investigar as dificuldades enfrentadas pelos discentes do curso de secretariado executivo da UFPE durante o período pandêmico. O estudo contribuirá para compreender os desafios que cercaram esses alunos durante o período de pandemia do COVID-19 quando foi aplicado de forma emergencial o ensino remoto, além de ajudar a compreender como eles lidavam com essas dificuldades. Para tanto foi aplicada uma pesquisa descritiva com abordagem quantitativa, onde os dados foram colhidos através de um questionário aplicado aos discentes que cursaram disciplinas no período da pandemia na graduação em Secretariado Executivo na UFPE, campus Recife. Os resultados apontaram diversas dificuldades durante esse período, tais como: falta de concentração, dificuldades de ler nas telas dos computadores e celulares, sobrecarga de atividades e dificuldades de contato com alguns setores da universidade. Apontadas essas dificuldades, a maioria dos alunos em uma pergunta sobre autoavaliação indicaram seu nível de aprendizagem como médio. Através dos resultados obtidos a universidade, coordenação do curso e discentes dispõe de um material com dados que servem de base para futuras melhorias acerca de problemáticas que surgiram no momento pandêmico, mas que se perpetuam até os dias atuais, além de identificar quais pontos positivos foram encontrados nesse período e que geram aprendizados.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60126
Aparece nas coleções:(TCC) - Secretariado Executivo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Claudia_Gerlane_Dificuldades com o modelo de ensino remoto.pdfConcluído312,01 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons