Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60088

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorVASCONCELOS, Raíra Costa Maia de-
dc.contributor.authorFIDELIS, Ingrid Pereira-
dc.date.accessioned2025-01-28T17:15:52Z-
dc.date.available2025-01-28T17:15:52Z-
dc.date.issued2023-10-04-
dc.date.submitted2023-11-15-
dc.identifier.citationFIDELIS, Ingrid Pereira. Troncos que nunca calam: o feminino como política de morte em Eu, Tituba bruxa negra de Salem de Maryse Condé. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Letras Bacharelado) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60088-
dc.description.abstractA presente monografia propõe a investigação de como transcorre a Política de Morte nos corpos femininos das personagens Tituba, Abena e Man Yaya, do romance ficcional Eu, Tituba bruxa negra de Salem (2020 [1986]) de Maryse Condé. Levando em consideração que se trata de três personagens negras escravizadas, situadas por volta do século XVII, período de escravidão e caça às bruxas na Europa, é fundamental para a análise a articulação das noções de raça, gênero e bruxaria e, como se interseccionam com a Necropolítica, conceito que fundamentará as discussões. À vista de responder como essas personagens são violentadas, mortas e colocadas à margem por meio da Necropolítica, como aporte teórico será utilizado o livro Necropolítica: biopoder e soberania (2018), de Achille Mbembe; como questões de raça e racismo estão intrinsecamente ligadas a essa política de morte, Sílvio Almeida (2019), Kabengele Munanga (2004; 2009), serão mobilizados, assim como o livro Calibã e a bruxa: mulheres, corpo e acumulação primitiva, da Sílvia Federici (2017), para pautar as discussões a respeito de bruxaria; e, no que concerne gênero e feminismo negro, uma tocante fundamental para compreender o local em que essas personagens estão posicionadas, usaremos as teóricas e pesquisadoras Grada Kilombo (2019), Patricia Hill Collins (2019), Oyèrónké Oyewùmi (2021), Djamila Ribeiro (2020), dentre outras. Analisamos a trajetória das personagens, tendo em vista que, o racismo e o sexismo são alguns dos principais gerenciadores para perseguição e morte dessas mulheres, e assim produziu diretamente o que concebe-se na contemporaneidade como Necropolítica.pt_BR
dc.format.extent88p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPolítica de Mortept_BR
dc.subjectTitubapt_BR
dc.subjectBruxariapt_BR
dc.subjectFemininopt_BR
dc.titleTroncos que nunca calam: o feminino como política de morte em Eu, Tituba bruxa negra de Salem de Maryse Condépt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coCENTENARO, Natasha-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8801127684076811pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1209538703147242pt_BR
dc.description.abstractxThis monograph proposes the investigation of how the Politics of Death takes place in the female bodies of the characters Tituba, Abena and Man Yaya, from the fictional novel I, Tituba Black Witch of Salem (2020 [1986]) by Maryse Condé. Taking into account that these are three enslaved black characters, situated around the seventeenth century, period of slavery and witch-hunting in Europe, it is fundamental for the analysis the articulation of the notions of race, gender and witchcraft and how they intersect with Necropolitics, concept that will underpin the discussions. In order to answer how these characters are raped, killed and put on the sidelines through Necropolitics, as a theoretical contribution will be used the book Necropolitics: biopower and sovereignty (2018), by Achille Mbembe; as issues of race and racism are intrinsically linked to [this Politics] of death, Sílvio Almeida (2019), Kabengele Munanga (2004; 2009), will be mobilized, as well as the book Caliban and the witch: women, body and primitive accumulation, by Sílvia Federici (2017), to guide discussions about witchcraft, and with regard to gender and black feminism, a fundamental topic to understand the place in which these characters are positioned, we will use the theorists and researchers Grada Kilombo (2019), Patricia Hill Collins (2019), Oyèrónké Oyewùmi (2021), Djamila Ribeiro (2020), among others. We analyze the trajectory of the characters, considering that racism and sexism are some of the main controllers for the persecution and death of these women, and thus directly produced what is conceived in contemporary times as Necropolitics.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Lingüística, Letras e Artespt_BR
dc.degree.departament::(CAC-DL) - Departamento de Letraspt_BR
dc.degree.graduation::CAC-Curso de Letras – Bachareladopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/6147941192454894pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-4799-0657pt_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Ingrid Pereira Fidelis.pdf1,06 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons