Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60071

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCAVALCANTI, Rodrigo César Tavares-
dc.contributor.authorASSUNÇÃO, Morganna Lay's de Lima-
dc.date.accessioned2025-01-28T12:11:20Z-
dc.date.available2025-01-28T12:11:20Z-
dc.date.issued2024-09-23-
dc.identifier.citationASSUNÇÃO, Morganna Lay's de Lima. A experiência do consumidor na feira do artesanato em Caruaru-PE: um estudo fenomenológico. 2024. Dissertação (Mestrado em Gestão, Inovação e Consumo) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60071-
dc.description.abstractA Feira de Caruaru corresponde a um complexo formado por 15 feiras localizado no Parque 18 de maio. Dentre o citado conjunto, a Feira do Artesanato se destaca por sua capacidade de representar a cultura e o modo de vida local, comercializando produtos que consistem em expressões artísticas tipicamente nordestinas. Ressalta- se ainda o papel significativo da Feira do Artesanato para a economia do município de Caruaru que, por se tratar de uma das atrações turísticas mais procuradas da cidade, corresponde a um dos locais com maior movimentação financeira da região. Para a compreensão do sucesso econômico da Feira do Artesanato, bem como de sua capacidade de transmissão da cultura local por meio dos produtos comercializados, se faz necessário o entendimento acerca da experiência dos clientes que a visitam. A abordagem experiencial consiste em um campo do Marketing que considera os elementos emocionais, simbólicos e estéticos do consumo, e possibilita ainda a compreensão da experiência do cliente em seu contexto de vida. Essa perspectiva, centrada no sentido que o consumidor atribui à sua experiência de consumo, impõe a exigência de uma metodologia capaz de abarcar as múltiplas interações e atores envolvidos nessa vivência. Assim, a fenomenologia consiste em metodologia qualitativa que visa capturar os sentidos e significados que os indivíduos conferem à sua experiência. Dessa forma, esta pesquisa visou responder o seguinte questionamento: Como a experiência do consumidor da Feira de Artesanato de Caruaru pode ser descrita segundo a perspectiva fenomenológica? Como estratégia de investigação utilizou-se a Análise Fenomenológica Interpretativa (Interpretative Phenomenological Analysis – IPA), tendo como instrumento de coleta de dados a entrevista semi-estruturada norteada pelos pressupostos fenomenológicos. A descrição revelou a existência de cinco experiências, que correspondem a uma narrativa construída a partir das reações dos consumidores aos estímulos encontrados na Feira do Artesanato de Caruaru: Orgulho em ser nordestino; Um lugar que marcou a história de vida; Vamos comprar!; Eu quero me divertir!; e Poderia ser melhor... . Conclui-se que a pesquisa empreendida trouxe contribuições do ponto de vista teórico ao viabilizar a compreensão de que a experiência do consumidor em feiras tradicionais se distingue da vivência que ocorre em outros centros de compras, como shoppings, uma vez que a forte expressividade cultural proporciona vinculações emocionais mais profundas com aqueles locais. Do ponto de vista prático, a investigação traz ganhos para Caruaru, uma vez que possibilita tanto aos comerciantes como aos gestores do município a adoção de estratégias de inovação e aprimoramento do ambiente no qual a experiência ocorreu.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectExperiência do consumidorpt_BR
dc.subjectFeira do Artesanato de Caruarupt_BR
dc.subjectAnálise Fenomenológica Interpretativapt_BR
dc.titleA experiência do consumidor na feira do artesanato em Caruaru-PE : um estudo fenomenológicopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7390221895052908pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4512917994337624pt_BR
dc.publisher.programPPrograma de Pós-Graduação em Gestão, Inovação e Consumopt_BR
dc.description.abstractxThe Caruaru Fair corresponds to a complex made up of 15 fairs located in Parque 18 de Maio. Among the aforementioned group, the Crafts Fair stands out for its ability to represent the local culture and way of life, selling products that consist of typically northeastern artistic expressions. It is also worth highlighting the significant role of the Crafts Fair for the economy of the municipality of Caruaru which, as it is one of the most sought after tourist attractions in the city, corresponds to one of the places with the greatest financial turnover in the region. To understand the economic success of the Crafts Fair, as well as its ability to transmit local culture through the products sold, it is necessary to understand the experience of the customers who visit it. The experiential approach consists of a field of Marketing that considers the emotional, symbolic and aesthetic elements of consumption, and also enables the understanding of the customer's experience in their life context. This perspective, centered on the meaning that the consumer attributes to their consumption experience, imposes the requirement for a methodology capable of encompassing the multiple interactions and actors involved in this experience. Thus, phenomenology consists of a qualitative methodology that aims to capture the senses and meanings that individuals give to their experience. Therefore, this research aimed to answer the following question: How can the consumer experience of the Caruaru Crafts Fair be described from a phenomenological perspective? As an investigation strategy, Interpretative Phenomenological Analysis (IPA) was used, using a semi-structured interview guided by phenomenological assumptions as a data collection instrument. The description revealed the existence of five experiences, which correspond to a narrative constructed from consumers' reactions to the stimuli found at the Caruaru Crafts Fair: Pride in being from the Northeast; A place that marked the history of life; Let's buy!; I want to have fun!; and It could be better. It is concluded that the research undertaken brought contributions from a theoretical point of view by enabling the understanding that the consumer experience at traditional fairs is different from the experience that occurs in other shopping centers, such as shopping malls, since the strong cultural expressiveness provides deeper emotional ties with those places. From a practical point of view, the investigation brings gains to Caruaru, as it enables both traders and city managers to adopt innovation strategies and improve the environment in which the experience took place.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado – Gestão, Inovação e Consumo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Morganna Lay's de Lima Assunção.pdf1,65 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons