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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60001
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | MEIRA, Leonardo Herszon | - |
dc.contributor.author | OLIVEIRA, Ruan Victor Amaral | - |
dc.date.accessioned | 2025-01-24T14:47:04Z | - |
dc.date.available | 2025-01-24T14:47:04Z | - |
dc.date.issued | 2024-08-26 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Ruan Victor Amaral. Integração metropolitana dos sistemas de transporte público e seu impacto sobre o acesso a oportunidades de trabalho na região metropolitana de Curitiba. 2024. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60001 | - |
dc.description.abstract | Estudos de acessibilidade têm se tornado cada vez mais frequentes para avaliar como facilitar o acesso a oportunidades é mais eficaz para a inclusão social e econômica do que apenas melhorar condições de mobilidade urbana. Porém, há poucos estudos que exploram como a governança metropolitana de sistemas de transporte público poderia por meio de integração tarifária ampliar o acesso da população às oportunidades de emprego. Este estudo investiga como um cenário de integração tarifária dos sistemas de transporte público pode impactar o acesso ao mercado de trabalho na Região Metropolitana de Curitiba (RMC). Os resultados sugerem que a integração tarifária poderia elevar as oportunidades de emprego acessíveis em até 30% e 45% para viagens de até 60 e 90 minutos, respectivamente. A população dos municípios do norte e noroeste da RMC, como Almirante Tamandaré, Colombo e Campo Magro, tende a se beneficiar mais com essa integração. Observou-se também que, com a integração, a população de Curitiba poderia acessar, em média, 113 mil e 241 mil empregos adicionais em até 60 e 90 minutos de viagem. A completa falta de integração entre os sistemas municipais e metropolitano poderia reduzir significativamente a acessibilidade na RMC, especialmente nos municípios com sistemas municipais próprios. A integração tarifária também poderia reduzir a disparidade no acesso às oportunidades de emprego entre grupos de alta e baixa renda em 11,8% para viagens de até 90 minutos. No entanto, apesar dos benefícios potenciais da integração, os resultados demonstram que as desigualdades permanecem acentuadas; a integração tarifária não tem um impacto significativo na redução das disparidades de acesso ao emprego para viagens de até 60 minutos. Além disso, mesmo com a integração, os mais ricos ainda acessariam 250 mil e 400 mil empregos a mais do que a média total da população em viagens de até 60 e 90 minutos, respectivamente, enquanto os mais pobres acessariam entre 250 e 265 mil empregos a menos do que a média total da população. Os resultados dessa dissertação mostram como uma maior integração em nível metropolitano na operação do transporte público de Curitiba poderia trazer grandes ganhos de acessibilidade urbana. Estes resultados também sugerem que políticas adicionais que abordem diretamente as necessidades dos grupos mais vulneráveis são necessárias para assegurar que os benefícios da integração sejam distribuídos de forma mais equitativa. Os resultados apontam para a necessidade de estruturas de governança metropolitana eficazes em Curitiba, capazes de viabilizar políticas de integração tarifária que, além de unificar os sistemas de transporte, promovam maior equidade no acesso às oportunidades de emprego. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Integração tarifária | pt_BR |
dc.subject | Acessibilidade urbana | pt_BR |
dc.subject | Governança metropolitana | pt_BR |
dc.subject | Transporte metropolitano | pt_BR |
dc.subject | Região Metropolitana de Curitiba | pt_BR |
dc.title | Integração metropolitana dos sistemas de transporte público e seu impacto sobre o acesso a oportunidades de trabalho na região metropolitana de Curitiba | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | PEREIRA, Rafael Henrique Moraes | - |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/9746013257064181 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9191737269930161 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Engenharia Civil | pt_BR |
dc.description.abstractx | Studies on accessibility have become increasingly common, recognizing that facilitating access to opportunities is more effective for social and economic inclusion than merely improving urban mobility conditions. However, few studies have explored how the metropolitan governance of public transportation systems could expand population's access to job opportunities through fare integration. This study investigates the impacts of a fare integration scenario within the public transportation systems of the Curitiba Metropolitan Region (CMR) and how it could affect access to the labor market. The results show that fare integration could increase accessible job opportunities by up to 30% and 45% for trips lasting up to 60 and 90 minutes, respectively. The population in the northern and northwestern municipalities of the CMR, such as Almirante Tamandaré, Colombo, and Campo Magro, would likely benefit the most from this integration. It was also observed that, under the metropolitan integration scenario, Curitiba's population could access, on average, an additional 113,000 and 241,000 jobs within 60 and 90 minutes of travel. The complete lack of integration between municipal and metropolitan systems could significantly reduce accessibility within the CMR, especially in municipalities with their own municipal transportation systems. Fare integration could also reduce the disparity in access to job opportunities between high- and low-income groups by 11.8% for trips lasting up to 90 minutes. However, despite the potential benefits of integration, the results demonstrate that inequalities remain pronounced; fare integration does not have a significant impact on reducing disparities in job access for trips lasting up to 60 minutes. Additionally, even with metropolitan-level fare integration, the wealthiest individuals would still access on average 250,000 and 400,000 more jobs than the overall population average for trips of up to 60 and 90 minutes, respectively, while the poorest individuals would access on average 250,000 and 265,000 fewer jobs than the overall population. The findings of this dissertation highlight how greater metropolitan-level integration in the operation of Curitiba's public transportation could yield substantial gains in urban accessibility. These results also suggest that additional policies directly addressing the needs of the most vulnerable groups are necessary to ensure that the benefits of metropolitan-level fare integration are more equitably distributed. The findings further reinforce the need for effective metropolitan governance structures to enable fare integration policies that not only integrate transportation systems but also promote equity in access to job opportunities. | pt_BR |
dc.contributor.advisor-coLattes | http://lattes.cnpq.br/9604786836370366 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Engenharia Civil |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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DISSERTAÇÃO Ruan Victor Amaral Oliveira.pdf | 8,86 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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