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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59983
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | ALVES, Kleber Gonçalves Bezerra | - |
dc.contributor.author | SILVA, Adson Ferreira Régis da | - |
dc.date.accessioned | 2025-01-24T12:18:18Z | - |
dc.date.available | 2025-01-24T12:18:18Z | - |
dc.date.issued | 2024-08-07 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Adson Ferreira Régis da. Estudo sobre viabilidade do concreto celular para utilização em EMAS para aeroportos de pista curta. 2024. Dissertação (Mestrado em Engenharia Aeroespacial) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59983 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho tem como objetivo analisar a viabilidade do uso do concreto celular espumoso para a construção de um Engineered Material Arresting System (EMAS) em aeroportos de pista curta no Brasil, bem como realizar a caracterização do material. O estudo foi motivado pela necessidade de soluções alternativas para melhorar a segurança de aeronaves em aeroportos localizados em centros urbanos densamente povoados, como o Aeroporto de Fernando de Noronha, que não possuem espaço suficiente para a ampliação das pistas. O EMAS é um sistema de segurança composto por materiais destrutíveis que desaceleram aeronaves em caso de avanço de pista. Utilizando concreto celular de alta porosidade, a tecnologia tem se mostrado eficiente nos Estados Unidos e China, mas ainda é pouco explorada no Brasil. A metodologia deste estudo incluiu a produção de concreto celular espumoso com diferentes proporções de aditivo espumante e cimento CP II-Z, material amplamente disponível na região de Pernambuco. Foram realizados ensaios de compressão uniaxial e de penetração em células para avaliar a resistência do concreto, além de análises de microscopia eletrônica de varredura (MEV), difração de raios-X (DRX) e fluorescência de raios-X (FRX) para caracterizar as propriedades químicas e físicas do material. Os resultados indicaram que densidades de concreto entre 600 kg/m3 e 900 kg/m3 apresentam comportamento mecânico adequado para a aplicação em sistemas EMAS, com capacidade de suportar o impacto e a pressão exercidos pelo trem de pouso das aeronaves sem comprometer sua segurança estrutural. O uso de materiais nacionais, como o cimento CP II-Z, demonstrou ser uma alternativa viável para reduzir custos em relação aos sistemas importados. Ainda se observou que em altas porosidades existem indícios de alteração nas fases do cimento devido à hidratação do material através de análises de microscopia eletrônica e difração de raios-X. Demonstrando que que a implementação de um sistema EMAS utilizando concreto celular espumoso no Brasil é tecnicamente viável e pode contribuir significativamente para a segurança em aeroportos de pista curta. No entanto, estudos adicionais são recomendados para o aprimoramento do desempenho do material em diferentes condições climáticas e de carga, sendo esta bem definida para a modelagem dinâmica do material durante a ruptura. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Concreto Celular | pt_BR |
dc.subject | EMAS | pt_BR |
dc.subject | Análise química do cimento | pt_BR |
dc.title | Estudo sobre viabilidade do concreto celular para utilização em EMAS para aeroportos de pista curta | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | LIMA, Nathália Bezerra de | - |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/2075860133895519 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/5515185093886020 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Engenharia Aeroespacial | pt_BR |
dc.description.abstractx | This work aims to analyze the feasibility of using foam cellular concrete for the construction of an Engineered Material Arresting System (EMAS) in short-runway airports in Brazil, as well as to characterize the material. The study was motivated by the need for alternative solutions to improve the safety of aircraft in airports located in densely populated urban areas, such as Fernando de Noronha Airport, which lack sufficient space for runway expansion. EMAS is a safety system composed of crushable materials designed to decelerate aircraft in the event of a runway overrun. Utilizing high- porosity cellular concrete, the technology has proven effective in the United States and China but remains underexplored in Brazil. The methodology of this study included the production of foam cellular concrete with different proportions of foaming agent and CP II-Z cement, a material widely available in the Pernambuco region. Uniaxial compression tests and cell penetration tests were performed to evaluate the concrete’s strength, in addition to scanning electron microscopy (SEM), X-ray diffraction (XRD), and X-ray fluorescence (XRF) analyses to characterize the material's chemical and physical properties. The results indicated that concrete densities between 600 kg/m3 and 900 kg/m3 demonstrate adequate mechanical behavior for application in EMAS systems, with the ability to withstand the impact and pressure exerted by the aircraft landing gear without compromising structural safety. The use of domestic materials, such as CP II-Z cement, proved to be a viable alternative to reduce costs compared to imported systems. Furthermore, high porosity was shown to influence alterations in the cement phases due to material hydration, as observed through SEM and XRD analyses. This demonstrates that the implementation of an EMAS system using foam cellular concrete in Brazil is technically feasible and can significantly contribute to the safety of short-runway airports. However, additional studies are recommended to enhance the material's performance under varying climatic and load conditions, with a clear definition for dynamic modeling of the material during rupture. | pt_BR |
dc.contributor.advisor-coLattes | http://lattes.cnpq.br/5085789122224889 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado – Engenharia Aeroespacial |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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DISSERTAÇÃO Adson Ferreira Regis Da Silva.pdf | 10,58 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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