Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59976
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | ALVES, Thelma Panerai | - |
dc.contributor.author | SOARES, Fabiana de Barros Monteiro | - |
dc.date.accessioned | 2025-01-23T16:05:34Z | - |
dc.date.available | 2025-01-23T16:05:34Z | - |
dc.date.issued | 2024-07-31 | - |
dc.identifier.citation | SOARES, Fabiana de Barros Monteiro. O que emerge das narrativas transmidiáticas feministas com origem em canções brasileiras criadas por estudantes do ensino médio. 2024. Tese (Doutorado em Educação Matemática e Tecnológica) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59976 | - |
dc.description | Arquivo trocado em: 23/04/2025 conforme solicitação do autor e autorização da PROPG via processo. | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente pesquisa de tese foi desenvolvida no âmbito do grupo de pesquisa Mídias Digitais e Mediações Interculturais (MDMI), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica (EDUMATEC), na linha de pesquisa Educação Tecnológica, e analisa o que emerge das narrativas transmidiáticas de estudantes do ensino médio quando usamos canções brasileiras para falar de feminismos. Como objetivos específicos trazemos os seguintes pontos: 1) Verificar exemplos do uso de narrativas transmidiáticas na educação; 2) Identificar exemplos da utilização da canção popular para fins pedagógicos na discussão sobre feminismos; 3) Caracterizar as produções das (dos) estudantes a partir dos indicadores avaliativos de competências transmidiáticas; e 4) Analisar as narrativas transmidiáticas feministas resultantes das intervenções propostas a partir dos indicadores avaliativos de competências transmidiáticas. Essa é uma pesquisa aplicada, com abordagem qualitativa e com objetivo exploratório. Como procedimento técnico, optamos pela pesquisa-intervenção. As (Os) participantes dessa pesquisa foram jovens da 3a série do ensino médio de uma escola de referência da rede estadual de educação de Pernambuco. Os dados coletados foram as produções e falas das (os) estudantes durante as intervenções realizadas na escola-campo de pesquisa e foram analisados a partir da metodologia de codificação por ciclos de Saldaña (2021) à luz dos indicadores avaliativos de competências transmidiáticas sistematizados por Silva (2022). Os resultados da pesquisa mostraram ampliações de caráter narrativo a partir da letra de canções, as quais puderam oferecer reflexões sobre feminismos. As (os) estudantes se mobilizarem para elaborar estratégias para a criação de universos transmidiáticos trazendo a disseminação das histórias por múltiplos meios, com intertextualidade e compreensão aditiva e assim, confirmaram a tese de que propor a ampliação das narrativas transmidiáticas feministas com origem em canções brasileiras faz crescer os repertórios culturais das(os) estudantes e traz ao coletivo de jovens a possibilidade de conhecer, nomear e enfrentar problemas que as próprias estudantes e outras mulheres em seus entornos convivem todos os dias. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Narrativas transmidiáticas | pt_BR |
dc.subject | Narrativas feministas | pt_BR |
dc.subject | Feminismos | pt_BR |
dc.subject | Canções populares | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.title | O que emerge das narrativas transmidiáticas feministas com origem em canções brasileiras criadas por estudantes do ensino médio | pt_BR |
dc.type | doctoralThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/0856419575393706 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | doutorado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/6586913716031145 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica | pt_BR |
dc.description.abstractx | This thesis research, developed within the Digital Media and Intercultural Mediation (MDMI) research group, linked to the Postgraduate Programme in Mathematical and Technological Education (EDUMATEC), in the Technological Education research line, analyses what emerges from secondary school students' transmedia narratives when we use Brazilian music to talk about feminisms. The specific objectives are 1) to verify examples of the use of transmedia narratives in education; 2) to identify examples of the use of popular music for pedagogical purposes in the discussion of feminisms; 3) to characterise the students' productions based on the evaluative indicators of transmedia competences; and 4) to analyse the feminist transmedia narratives resulting from the proposed interventions based on the evaluative indicators of transmedia competences. This is applied research with a qualitative approach and exploratory objectives. As a technical procedure, we have chosen the intervention-research. The participants in this research were students in the 3rd year of secondary school at a reference public school in Pernambuco. The data, - the students' productions and speeches, were collected during the interventions at the school where the research was carried out. The analyses were made by using Saldaña's (2021) method of coding qualitative data by cycles in the light of the evaluative indicators of transmedia competences systematized by Silva (2022). The results of the research showed an expansion of the narrative character of the song lyrics, which were able to offer reflections on feminism. The students mobilized themselves to develop strategies for creating transmedia universes, disseminating the stories through multiple media, with intertextuality and additive understanding, and thus confirmed the thesis that proposing the expansion of feminist transmedia narratives based on Brazilian songs increases the students' cultural repertoires and gives the collective of young people the possibility of getting to know, naming and confronting problems that the students themselves and other women around them live with every day. | pt_BR |
dc.description.abstractx | Esta investigación de tesis se desarrolló en el ámbito del grupo de investigación Medios Digitales y Mediación Intercultural (MDMI), vinculado al Programa de Postgrado en Educación Matemática y Tecnológica (EDUMATEC), en la línea de investigación Educación Tecnológica, y analiza lo que emerge de las narrativas transmediáticas de las (los) estudiantes de escuela secondaria cuando utilizamos música brasileña para hablar de feminismos. Los objetivos específicos son los siguientes: 1) Verificar ejemplos de uso de narrativas transmediáticas en educación; 2) Identificar ejemplos de uso de música popular con fines pedagógicos en la discusión de los feminismos; 3) Caracterizar las producciones de las (los) estudiantes a partir de los indicadores evaluativos de competencias transmediáticas; y 4) Analizar las narrativas transmediáticas feministas resultantes de las intervenciones propuestas a partir de los indicadores evaluativos de competencias transmediáticas. Se trata de una investigación aplicada con un enfoque cualitativo y objetivos exploratorios. Como procedimiento técnico, optamos por la investigación-intervención. Las (los) participantes en esta investigación fueron jóvenes de 3o de secundaria de una escuela pública de referencia del estado de Pernambuco. Los datos recogidos fueron las producciones y discursos de las (los) estudiantes durante las intervenciones realizadas en la escuela y se analizaron utilizando la metodología de codificación por ciclos de Saldaña (2021) a la luz de los indicadores evaluativos de competencias transmediáticas sistematizados por Silva (2022). Los resultados de la investigación mostraron una ampliación del carácter narrativo de las letras de las canciones, que pudieron ofrecer reflexiones sobre el feminismo. Las alumnas se movilizaron para desarrollar estrategias de creación de universos transmediáticos, diseminando las historias a través de múltiples medios, con intertextualidad y comprensión aditiva, y confirmaron así la tesis de que proponer la expansión de narrativas transmediáticas feministas a partir de canciones brasileñas aumenta los repertorios culturales de las alumnas y da al colectivo de jóvenes la posibilidad de conocer, nombrar y enfrentar problemas que las propias alumnas y otras mujeres de su entorno viven todos los días. | pt_BR |
dc.description.abstractx | Cette thèse a été développée dans le cadre du groupe de recherche Médias Numériques et Médiation Interculturelle (MDMI), lié au Programme de Hautes Études en Éducation Mathématique et Technologique (EDUMATEC), dans la ligne de recherche Éducation Technologique, et analyse ce qui émerge des narratifs transmédias des élèves de l'école secondaire lorsque nous utilisons la musique brésilienne pour parler des féminismes. Les objectifs spécifiques sont les suivants: 1) vérifier des exemples d'utilisation de narratifs transmédias dans l'éducation; 2) identifier des exemples d'utilisation de musique populaire à des fins pédagogiques dans la discussion sur les féminismes; 3) caractériser les productions des élèves sur la base des indicateurs d'évaluation des compétences transmédias; et 4) analyser les narratifs transmédias féministes résultant des interventions proposées sur la base des indicateurs d'évaluation des compétences transmédias. Il s'agit d'une recherche appliquée avec une approche qualitative et des objectifs exploratoires. Sur le plan technique, nous avons opté pour la recherche-intervention. Les participants à cette recherche étaient des élèves en troisième année d'école secondaire dans une école publique et de référence de l'État de Pernambuco. Les données collectées sont les productions et les discours des élèves lors des interventions réalisées dans l'école et ont été analysées à l'aide de la méthodologie de codage par cycles de Saldaña (2021) à la lumière des indicateurs d'évaluation des compétences transmédias systématisés par Silva (2022). Les résultats de la recherche ont montré une expansion du caractère narratif des paroles de la chanson, qui ont pu offrir des réflexions sur le féminisme. Les étudiants se sont mobilisés pour développer des stratégies de création d'univers transmédia, en diffusant les histoires par le biais de médias multiples, avec l'intertextualité et la compréhension additive, et ont ainsi confirmé la thèse selon laquelle proposer l'expansion de récits transmédia féministes basés sur des chansons brésiliennes augmente les répertoires culturels des étudiants et donne au collectif de jeunes la possibilité de connaître, de nommer et de confronter les problèmes que les étudiants eux-mêmes et d'autres femmes de leur environnement vivent tous les jours. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses de Doutorado - Educação Matemática e Tecnológica |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TESE Fabiana de Barros Monteiro Soares.pdf | 3,59 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons