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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59972

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Título: O efeito das atividades recreativas na atividade física, ansiedade, estresse e depressão de crianças : um estudo de intervenção
Autor(es): VIEIRA, Gilberto Ramos
Palavras-chave: Exercício; Ansiedade; Estresse; Depressão; Crianças
Data do documento: 30-Out-2024
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: VIEIRA, Gilberto Ramos. O efeito das atividades recreativas na atividade física, ansiedade, estresse e depressão de crianças: Um estudo de intervenção. 2024. Dissertação (Mestrado em Educação Física) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: A busca por respostas acerca da interação entre atividade física e os aspectos de saúde mental tem levado diversos estudos observacionais apresentarem uma associação inversamente proporcional entre atividade física e os transtornos mentais comuns, como: ansiedade, estresse e depressão. Contudo, estudos de revisões sistemáticas apontam para lacunas existentes, sobre os tipos, durações e ou intensidades das atividades físicas e suas respostas, ainda se existe diferença nas respostas entre os sexos. Como estamos tratando de crianças é fundamental saber que as atividades recreativas constituem uma boa estratégia de adesão e permanência em programas de atividade física e ou exercícios. Assim, este estudo teve como objetivo analisar os efeitos de uma intervenção baseada em atividades recreativas nos níveis de atividade física, ansiedade, estresse e depressão de crianças. Foram avaliadas 96 crianças com média e desvio padrão na idade de 9,82 ± 0,9, divididas em três grupos experimentais (GE) e um controle (GC). Foram utilizados os questionários PAQ-C, ISE, MASC e CDI para avaliar o nível de atividade física e os sintomas de estresse, ansiedade e depressão, respectivamente. A intervenção baseada em atividades recreativas (jogos e brincadeiras, recreação esportiva e aquática) foram aplicadas durante oito semanas, sendo dois encontros semanais de duas horas cada, seguindo um protocolo criado para esta pesquisa. Após a intervenção, comparou-se os resultados pré e pós- intervenção e foi observado uma diferença estatística na variável estresse, tendo o GC aumentado os sintomas (p=0,007), nas demais variáveis não houve diferença estatísticas. Observando o tamanho do efeito da intervenção o grupo recreação esportiva teve efeitos grande na ansiedade e no estresse (d-Cohen = 23,508 e 1,607) e o grupo recreação teve apenas na ansiedade (d-Cohen = 29,287). Dessa maneira, conclui-se que os diferentes tipos de atividades recreativas apresentaram efeitos benéficos distintos sobre as variáveis psicológicas, entretanto reafirma que implementar programas de atividade física pode promover bem-estar psicológico e físico nas crianças.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59972
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação Física

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