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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59913

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorTENÓRIO, Inez Maria-
dc.contributor.authorANDRADE, Maria Helena de Melo Santos-
dc.contributor.authorPRAZERES, Rafaela Salgado-
dc.date.accessioned2025-01-21T19:46:19Z-
dc.date.available2025-01-21T19:46:19Z-
dc.date.issued2023-05-11-
dc.date.submitted2025-01-21-
dc.identifier.citationANDRADE, Maria Helena de Melo Santos. PRAZERES, Rafaela Salgado dos. Aplicação do Método SOAP na vivência da(o) enfermeira(o). 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Enfermagem) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59913-
dc.description.abstractObjetivo: Identificar nas publicações de periódicos da enfermagem, a aplicação do método SOAP pela(o) enfermeira(o), desde a sua implementação pelo Ministério da Saúde. Método: Trata-se de um estudo observacional, de cunho descritivo, estruturada nas seis etapas clássicas da revisão integrativa. A busca por publicações foi realizada a partir de aplicação de descritores indexados (palavraschave), os quais foram inseridos nas seguintes bases de dados: BVS (Biblioteca Virtual de Saúde), BDENF (Banco de Dados em Enfermagem), LILACS (literatura latino-americana e do Caribe em Ciências da Saúde), MEDLINE (Medical Literature Analysis and Retrievel System Online) e SciELO (Scientific Electronic Library Online), entre os meses de novembro e dezembro de 2022. A amostra no final se deu por saturação, em virtude da escassez de publicações que tratassem diretamente do tema de estudo. O contingente amostral foi analisado de acordo com o rigor metodológico inerente aos estudos de revisão de integrativa, com suporte da análise conceitual discursiva (ACD), sob a ótica da abordagem qualitativa. Resultados: Foram analisados um total de 10 publicações, das quais 7 se tratava de artigos completos e 3 de resumos expandidos. De acordos com os estudos analisados emergiram três pontos de discussão, “Dimensão individual/enfermeira(o)” que contempla as questões sobre o conhecimento, atitudes com a utilização do método SOAP na prática clínica em saúde; “Dimensão programática” que trata da adoção do método SOAP na prática clínica e na prática da formação; “Dimensão social”, que trata do impacto sofrido pela pessoa que está recebendo o serviço assistencial com a execução do método SOAP pela(o) enfermeira(o). Conclusão: Podemos concluir que o método SOAP (Subjetivo, Objetivo, Avaliação, Prescrição) mostrou-se versátil, visto que pôde uso foi observado desde a formação acadêmica, no processo ensinoaprendizagem, como metodologia ativa, até a sua aplicação prática, apresentando estreita relação com o Processo de Enfermagem (PE), durante a consulta de enfermagem, desde a atenção primária à saúde até a alta complexidade.pt_BR
dc.format.extent57 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectProcesso de Enfermagem;pt_BR
dc.subjectRegistro de Enfermagempt_BR
dc.subjectProntuário eletrônicopt_BR
dc.subjectAvaliação de enfermagempt_BR
dc.titleAplicação do Método SOAP na vivência da(o) enfermeira(o)pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7260857533422514pt_BR
dc.description.abstractxObjective: Identify, in nursing journal publications, the application of the SOAP method by the nurse, since its implementation by the Ministry of Health. Method: This is an observational, descriptive study, structured in the six classic steps of the integrative review. The search for publications was carried out from the application of indexed descriptors (keywords), which were inserted in the following databases: BVS (Virtual Health Library), BDENF (Nursing Database), LILACS (Latin Literature - American and Caribbean in Health Sciences), MEDLINE (Medical Literature Analysis and Retrievel System Online) and SciELO (Scientific Electronic Library Online), between the months of November and December 2022. The sample at the end was given by saturation, in due to the scarcity of publications that dealt directly with the subject of study. The sample contingent was analyzed according to the methodological rigor inherent in integrative review studies, supported by discursive conceptual analysis (CDA), from the perspective of a qualitative approach. Results: A total of 10 publications were analyzed, of which 7 were full articles and 3 were expanded abstracts. According to the analyzed studies, three points of discussion emerged, “Individual/nurse dimension” that contemplates questions about knowledge, attitudes with the use of the SOAP method in clinical practice in health; “Programmatic dimension” that deals with the adoption of the SOAP method in clinical practice and training practice; “Social dimension”, which deals with the impact suffered by the person who is receiving the assistance service with the execution of the SOAP method by the nurse. Conclusion: We can conclude that the SOAP method (Subjective, Objective, Evaluation, Prescription) proved to be versatile, since it could be used since academic training, in the teaching-learning process, as an active methodology, until its practical application, presenting close relationship with the Nursing Process (NP), during the nursing consultation, from primary health care to high complexity.pt_BR
dc.subject.cnpqCiências da Saúdept_BR
dc.degree.departament(CCS-DENF) - Departamento de Enfermagem pt_BR
dc.degree.graduationCCS-Curso de Enfermagempt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
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