Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59454

Compartilhe esta página

Título: Degradação e vulnerabilidade dos trabalhadores na Amazônia: análise do trabalho escravo contemporâneo (1995-2000)
Autor(es): SANTOS, Maria Vittória Sales Oliveira dos
Palavras-chave: trabalho escravo contemporâneo; Amazônia; Ditadura Militar; deslocamentos.
Data do documento: 18-Mar-2024
Citação: SANTOS, Maria Vittória Sales Oliveira dos. Degradação e vulnerabilidade dos trabalhadores na Amazônia: análise do trabalho escravo contemporâneo (1995-2000).2025. Trabalho de Conclusão de Curso (História)- Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: Este artigo tem como objetivo analisar o trabalho escravo contemporâneo na Amazônia durante o período de 1995 a 2000. A priori, é essencial investigar a Ditadura Militar (1964-1985), durante a qual foi implementada uma política de colonização na região, incentivando a migração de trabalhadores, com base nos discursos governamentais do presidente Emílio Garrastazu Médici e no apelo midiático para tal. Em um segundo momento, este estudo explora os deslocamentos de trabalhadores brasileiros, destacando as problemáticas que permeiam e pontuando as problemáticas existentes nos termos “migrantes” e “emigrantes”. Feito esse percurso, por fim, o trabalho aborda as condições degradantes dos trabalhadores rurais a partir de dados da Comissão Pastoral da Terra e evidencia também o debate historiográfico em torno do conceito “trabalho análogo ao de escravo”.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59454
Aparece nas coleções:(TCC) - História (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC- Maria Vittória Sales Oliveira dos Santos.pdf2,57 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons