Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59434

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorFURTADO, Rebeca Furtado-
dc.contributor.authorVELOSO, Deisyanne Silva-
dc.date.accessioned2025-01-10T16:06:21Z-
dc.date.available2025-01-10T16:06:21Z-
dc.date.issued2024-10-14-
dc.date.submitted2025-01-01-
dc.identifier.citationVELOSO, Deisyanne. A PRÁTICA DOCENTE COMO FATOR DE INFLUÊNCIA NO PROTAGONISMO DO ALUNO DE MÚSICA: um relato de experiência no Ensino Fundamental Anos Iniciais. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso de Música - Licenciatura - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59434-
dc.description.abstractA Base Comum Curricular Brasileira (BNCC) orienta que as aulas para o Ensino Fundamental Anos Iniciais 1 sejam planejadas com o objetivo de despertar o senso crítico, a criatividade e a autonomia da criança, para que ela cresça e desenvolva seu protagonismo frente às experiências proporcionadas por vários ambientes durante sua vida. O presente trabalho teve como principal objetivo relatar como a prática docente em música no Ensino Fundamental Anos Iniciais influenciou o protagonismo dos estudantes no Colégio Americano Batista. O trabalho define o que é protagonismo pessoal e a sua relação com a educação musical, menciona contribuições do referencial teórico sobre o processo de desenvolvimento do protagonismo pessoal e relata ações docentes em turmas do Ensino Fundamental Anos Iniciais direcionadas ao desenvolvimento do protagonismo pessoal dos alunos. Após um levantamento bibliográfico, bem como o relato de experiência e reflexões acerca do tema, refletimos sobre os impactos positivos das ações docentes nos alunos da disciplina de música, neste contexto de escola básica.pt_BR
dc.format.extent38pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectProtagonismo Infantilpt_BR
dc.subjectAutonomiapt_BR
dc.subjectEducação Musicalpt_BR
dc.titleA PRÁTICA DOCENTE COMO FATOR DE INFLUÊNCIA NO PROTAGONISMO DO ALUNO DE MÚSICA: um relato de experiência no Ensino Fundamental Anos Iniciaispt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3738008963778780pt_BR
dc.description.abstractxFor the Early Years of Elementary School, the Brazilian Common Curricular Base recommends that classes should be planned with the aim of awakening children's critical sense, creativity and autonomy, so that they can grow and develop their protagonism in the face of experiences provided by various environments throughout their lives. The main objective of this study was to report how teaching practices in music in the Early Years Elementary School influenced students' protagonism at the Colégio Americano Batista. The study defines what personal protagonism is and its relationship with music education, it mentions contributions from the theoretical framework on the process of developing personal protagonism, and reports teaching actions in Early Years Elementary School classes aimed at developing students' personal protagonism. After a bibliographical survey, as well as the experience report and reflections on the topic, we were able to reflect on the impacts of teaching actions on music students in this elementary school context.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Lingüística, Letras e Artespt_BR
dc.degree.departament::(CAC-DMU) - Departamento de Músicapt_BR
dc.degree.graduation::CAC-Curso de Música – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece en las colecciones: (TCC) - Música

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Deisyanne Silva Veloso.pdf1,06 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons