Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59415
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | RODRIGUES, Kátia Calligaris | - |
dc.contributor.author | SOUSA, Paulo Júnior de | - |
dc.date.accessioned | 2025-01-09T00:54:51Z | - |
dc.date.available | 2025-01-09T00:54:51Z | - |
dc.date.issued | 2024-10-21 | - |
dc.date.submitted | 2025-01-03 | - |
dc.identifier.citation | SOUSA, Paulo Junior de. Desenvolvimento de protótipo de aplicativo interativo para o ensino de física: estudo do movimento de um pêndulo simples. 2025. 56 f. TCC (Graduação) - Curso de Física - Licenciatura, Centro Acadêmico do Agreste, Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59415 | - |
dc.description.abstract | Nas últimas décadas, as Tecnologias da Informação e Comunicação trouxeram transformações significativas nos meios de produção e compartilhamento da informação, modificando a organização social e suas relações. Entre essas tecnologias os dispositivos móveis, compostos na maior parte por smartphones, tem modificado o modo de vida das pessoas e representa um marco importante na sociedade moderna, devido à mobilidade, acessibilidade e funcionalidades desses aparelhos. Ao considerar o uso dos dispositivos móveis na educação observa-se uma grande preocupação com os impactos causados pelas distrações dos estudantes em sala de aula. No entanto o professor pode ressignificar a presença desses dispositivos dentro e fora da sala de aula ao introduzi-los como instrumento de aprendizado, em decorrência dos vários recursos que possuem seja para comunicação entre os alunos, pesquisa, simulações e outras funcionalidades que possibilitam a aprendizagem, principalmente nas disciplinas de ciências. Diante das potencialidades dessas tecnologias, o presente trabalho tem como resultado desenvolver um protótipo de aplicativo para dispositivos móveis, de sistema operacional Android, voltado para a aprendizagem da temática pêndulo simples. Para tanto, o aplicativo utiliza metodologias diversificadas como simulador, atividades, abordagem conceitual e matemática, e curiosidades sobre o tema, dispondo de elementos gráficos dinâmicos e questionamentos ao longo da execução do aplicativo, proporcionado a reflexão, análise e investigação dos princípios físicos envolvidos no movimento do Pêndulo Simples. | pt_BR |
dc.format.extent | 56p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Aplicativo | pt_BR |
dc.subject | Ensino de física | pt_BR |
dc.subject | Pêndulo simples | pt_BR |
dc.subject | TICs | pt_BR |
dc.title | Desenvolvimento de protótipo de aplicativo interativo para o ensino de física : estudo do movimento de um pêndulo simples. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | FREIRE, Luciana Lopes | - |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/1602311954880488 | pt_BR |
dc.description.abstractx | In recent decades, Information and Communication Technologies have brought significant transformations to the means of production and sharing of information, altering social organization and its relationships. Among these technologies, mobile devices, primarily smartphones, have changed people's lifestyles and represent an important milestone in modern society due to their mobility, accessibility, and functionalities. When considering the use of mobile devices in education, there is great concern about the distractions they cause to students in the classroom. However, teachers can reinterpret the presence of these devices both inside and outside the classroom by introducing them as learning tools, due to the various resources they offer, such as communication among students, research, simulations, and other functionalities that enable learning, especially in science subjects. Given the potential of these technologies, the aim of this work is to develop a mobile application prototype for Android operating systems focused on learning the concept of the simple pendulum. To this end, the app uses various methodologies such as simulation, activities, conceptual and mathematical approaches, and curiosities about the topic, with dynamic graphic elements and questions throughout the app's execution, encouraging reflection, analysis, and investigation of the physical principles involved in the motion of the Simple Pendulum. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Exatas e da Terra | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Física – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
dc.contributor.advisor-coLattes | http://lattes.cnpq.br/9350734852913748 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Física - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Paulo Junior de Sousa.pdf | 3,12 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons