Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59406

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMEDEIROS, Ricardo Pinto de-
dc.contributor.authorMAGNO, João Victor Valois-
dc.date.accessioned2025-01-08T14:54:47Z-
dc.date.available2025-01-08T14:54:47Z-
dc.date.issued2024-10-25-
dc.date.submitted2025-01-07-
dc.identifier.citationMAGNO, João Victor Valois. Aprendizagem histórica na Educação Básica através do ensino de "Pré-História": reflexões e possibilidades. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59406-
dc.description.abstractO presente trabalho apresenta discussões sobre conceitos básicos da aprendizagem histórica contextualizados na temática do Ensino de “Pré-História”. Considerando a ausência de estudos que relacionam ambas as áreas, busca-se avaliar a possibilidade de se desenvolver metodologias de aula que permitam aos estudantes da Educação Básica ter contato com as complexidades ontológicas do conhecimento histórico através de tópicos relacionados à trajetória dos primeiros seres humanos. Para este fim, foi realizado um levantamento teórico que identificou as idéias sobre consciência histórica, cultura histórica, literacia (letramento) histórica e empatia histórica desenvolvidas por autores como Jörn Rüsen, Klaus Bergmann e Peter Lee como as bases das produções acadêmicas sobre Didática da História. Dentro do âmbito do ensino escolar, essas pesquisas se debruçam sobre o olhar dos alunos perante a Ciência Histórica e sua finalidade, sociedades e eventos de épocas anteriores e seu lugar na linha temporal da história humana, usando narrativas construídas acercas do passado para fundamentar a compreensão de si próprios e suas ações no presente. Contudo, essas ideias não são implementadas na temática da “Pré-História”, a qual recebe pouquíssima atenção em relação a outros períodos históricos no contexto do ensino de História. Considerando as potencialidades didáticas do tema, foram elaborados planos de aula para turmas do 6º ano do Ensino Fundamental e 1º ano do Ensino Médio, com base nas reflexões sobre como implementar os conceitos teóricos citados neste resumo nas aulas da Educação Básica. Avalia-se que além das possibilidades de planejamento e uso de vários recursos como jogos de role-playing game (RPG), visitas a museus ou sítios arqueológicos e leituras de artigos científicos, ocorrem também o desenvolvimento do pensamento lógico, da comunicação, da reflexão e da argumentação, a desmistificação de preconceitos, construção da alteridade perante o outro, sejam povos do passado ou no presente com características etnográficas distintas e compreensão das dinâmicas sociais e políticas nas situações vivenciadas pelos(as) alunos(as) como constructos dotados de historicidade e passíveis de transformações. Espera-se que as sugestões de propostas didáticas elaboradas contribuam para o ensino e aprendizagem de História dos alunos e para os(as) professores(as) dos anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio.pt_BR
dc.format.extent112p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectAprendizagem históricapt_BR
dc.subjectEnsino de Pré-Históriapt_BR
dc.subjectConsciência Históricapt_BR
dc.subjectEducação Básicapt_BR
dc.titleAprendizagem histórica na Educação Básica através do ensino de "Pré-História": reflexões e possibilidades.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2548211530492367pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1283820124078505pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Históriapt_BR
dc.degree.departament::(CFCH-DH) - Departamento de Históriapt_BR
dc.degree.graduation::CFCH-Curso de Históriapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - História (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC PARA O ATENA.pdf12,84 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons