Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59406
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | MEDEIROS, Ricardo Pinto de | - |
dc.contributor.author | MAGNO, João Victor Valois | - |
dc.date.accessioned | 2025-01-08T14:54:47Z | - |
dc.date.available | 2025-01-08T14:54:47Z | - |
dc.date.issued | 2024-10-25 | - |
dc.date.submitted | 2025-01-07 | - |
dc.identifier.citation | MAGNO, João Victor Valois. Aprendizagem histórica na Educação Básica através do ensino de "Pré-História": reflexões e possibilidades. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59406 | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho apresenta discussões sobre conceitos básicos da aprendizagem histórica contextualizados na temática do Ensino de “Pré-História”. Considerando a ausência de estudos que relacionam ambas as áreas, busca-se avaliar a possibilidade de se desenvolver metodologias de aula que permitam aos estudantes da Educação Básica ter contato com as complexidades ontológicas do conhecimento histórico através de tópicos relacionados à trajetória dos primeiros seres humanos. Para este fim, foi realizado um levantamento teórico que identificou as idéias sobre consciência histórica, cultura histórica, literacia (letramento) histórica e empatia histórica desenvolvidas por autores como Jörn Rüsen, Klaus Bergmann e Peter Lee como as bases das produções acadêmicas sobre Didática da História. Dentro do âmbito do ensino escolar, essas pesquisas se debruçam sobre o olhar dos alunos perante a Ciência Histórica e sua finalidade, sociedades e eventos de épocas anteriores e seu lugar na linha temporal da história humana, usando narrativas construídas acercas do passado para fundamentar a compreensão de si próprios e suas ações no presente. Contudo, essas ideias não são implementadas na temática da “Pré-História”, a qual recebe pouquíssima atenção em relação a outros períodos históricos no contexto do ensino de História. Considerando as potencialidades didáticas do tema, foram elaborados planos de aula para turmas do 6º ano do Ensino Fundamental e 1º ano do Ensino Médio, com base nas reflexões sobre como implementar os conceitos teóricos citados neste resumo nas aulas da Educação Básica. Avalia-se que além das possibilidades de planejamento e uso de vários recursos como jogos de role-playing game (RPG), visitas a museus ou sítios arqueológicos e leituras de artigos científicos, ocorrem também o desenvolvimento do pensamento lógico, da comunicação, da reflexão e da argumentação, a desmistificação de preconceitos, construção da alteridade perante o outro, sejam povos do passado ou no presente com características etnográficas distintas e compreensão das dinâmicas sociais e políticas nas situações vivenciadas pelos(as) alunos(as) como constructos dotados de historicidade e passíveis de transformações. Espera-se que as sugestões de propostas didáticas elaboradas contribuam para o ensino e aprendizagem de História dos alunos e para os(as) professores(as) dos anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio. | pt_BR |
dc.format.extent | 112p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Aprendizagem histórica | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Pré-História | pt_BR |
dc.subject | Consciência Histórica | pt_BR |
dc.subject | Educação Básica | pt_BR |
dc.title | Aprendizagem histórica na Educação Básica através do ensino de "Pré-História": reflexões e possibilidades. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/2548211530492367 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/1283820124078505 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::História | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CFCH-DH) - Departamento de História | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CFCH-Curso de História | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (TCC) - História (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC PARA O ATENA.pdf | 12,84 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons