Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59385

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSANTIAGO, Maria Betânia do Nascimento-
dc.contributor.authorANDRADE, Nathália Batista de-
dc.date.accessioned2025-01-06T18:41:11Z-
dc.date.available2025-01-06T18:41:11Z-
dc.date.issued2024-10-16-
dc.date.submitted2025-01-03-
dc.identifier.citationANDRADE, Nathália Batista de. Filosofia da educação e formação docente: reflexões a partir da experiência na licenciatura em pedagogia. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59385-
dc.description.abstractEste artigo busca compreender o significado da Filosofia da Educação para a formação do licenciando em pedagogia, considerando que essa área desempenha um papel fundamental a esses futuros professores, atuando de forma crítica e reflexiva. O estudo hermenêutico, de caráter bibliográfico, examina como essa disciplina pode enriquecer as abordagens pedagógicas dos futuros pedagogos, considerando para isso uma revisão da literatura a respeito da relação entre Filosofia da Educação e formação docente em pedagogia, destacando as contribuições de filósofos e pensadores. Conclui-se destacando a necessidade de valorizar e aprimorar o papel da Filosofia da Educação na formação de pedagogos, promovendo uma abordagem crítica da filosofia, contextualizada à prática pedagógica.pt_BR
dc.format.extent28p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectFilosofia na Educaçãopt_BR
dc.subjectFormação Docentept_BR
dc.subjectReflexão Críticapt_BR
dc.titleFilosofia da educação e formação docente: reflexões a partir da experiência na licenciatura em pedagogia.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1280492144343487pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2640094533229805pt_BR
dc.description.abstractxThis article seeks to understand the significance of the Philosophy of Education for the training of future teachers in pedagogy, considering that this field plays a fundamental role for these future educators, acting in a critical and reflective manner. The hermeneutic study, of a bibliographic nature, examines how this discipline can enrich the pedagogical approaches of future pedagogues, including a literature review regarding the relationship between the Philosophy of Education and teacher training in pedagogy, highlighting the contributions of philosophers and thinkers. The conclusion emphasizes the need to value and enhance the role of the Philosophy of Education in the training of pedagogues, promoting a critical approach to philosophy contextualized within pedagogical practice.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC NATHÁLIA BATISTA DE ANDRADE 2024.pdf295,48 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons