Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59324

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorARAÚJO, Érica Lôpo de-
dc.contributor.authorGOMES, Maria Eduarda Viana-
dc.date.accessioned2024-12-27T14:27:29Z-
dc.date.available2024-12-27T14:27:29Z-
dc.date.issued2023-09-26-
dc.date.submitted2024-12-26-
dc.identifier.citationGOMES, Maria Eduarda Viana. Os processos de independência das Américas e a ideia de tutela das populações indígenas e negras no documento curricular da BNCC : um olhar decolonial. 2024. Trabalho de Conclusão do Curso (Licenciatura em História) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59324-
dc.description.abstractA partir de investigações sobre o processo de formação curricular que resultou na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) implementada em 2017, é inevitável ponderar sob quais termos a disciplina de história foi proposta. Sabendo que grande parte do conhecimento produzido no Ocidente passa pela lógica da colonialidade do poder e do saber, adentrar o espaço relacional que liga a constituição das ciências humanas ao universo do ensino é, por princípio, apostar na possibilidade de olhar para a formação das identidades sob novos paradigmas. A partir da identificação de que a base utiliza a noção de “tutela” e “participação” para qualificar a atuação das populações indígenas e negras processos de independência das Américas no conteúdo do 8° ano, o intuito do presente trabalho, torna-se: entender o papel ocupado pelo conhecimento específico – os processos de independência na disciplina de história – na proposta curricular da BNCC e verificar a atualização e validade desses usos conceituais e teóricos produzidos por pesquisas acadêmicas recentes, analisando e em que medida a proposta curricular da BNCC se constitui reafirmando ou negando suas delimitações. De tal maneira, opta-se por utilizar os estudos decoloniais como parâmetro inicial de análise tanto dos elementos que compõem a produção curricular em questão, quanto para reconsiderar as possibilidades de investigação teórico-metodológica do saber histórico dentro e fora do documento.pt_BR
dc.format.extent51p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectTutelapt_BR
dc.subjectIndependênciaspt_BR
dc.subjectAméricaspt_BR
dc.subjectBNCCpt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectDecolonialidadept_BR
dc.titleOs processos de independência das Américas e a ideia de tutela das populações indígenas e negras no documento curricular da BNCC : um olhar decolonialpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coOLIVEIRA, Carla Silvino de-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1746183157663549pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1348614005610009pt_BR
dc.description.abstractxBased on research into the process of curriculum formation that resulted in the Base Nacional Comum Curricular (BNCC) implemented in 2017, it is inevitable to consider under what terms the subject of history was proposed. Knowing that a large part of the knowledge produced in the West passes through the logic of the coloniality of power and knowledge, entering the relational space that links the constitution of the human sciences to the universe of teaching is, in principle, betting on the possibility of looking at the formation of identities under new paradigms. Having identified that the BNCC uses the notion of "tutelage" and "participation" to qualify the role of indigenous and black populations in the independence processes of the Americas in the 8th grade content, the aim of this paper is: to understand the role occupied by specific knowledge - the processes of independence in the subject of history - in the BNCC curriculum proposal and to verify the updating and validity of conceptual uses (such as that of "tutelage") and theoretical uses produced by recent academic research, analyzing to what extent the BNCC curriculum proposal constitutes reaffirming or denying its delimitations. In this way, we have chosen to use decolonial studies as an initial parameter for analyzing both the elements that make up the curriculum in question, and for reconsidering the possibilities of theoretical-methodological investigation of historical knowledge inside and outside the document.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Históriapt_BR
dc.degree.departament::(CFCH-DH) - Departamento de Históriapt_BR
dc.degree.graduation::CFCH-Curso de História (Licenciatura)pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/6806995106910989pt_BR
Aparece en las colecciones: (TCC) - História (Licenciatura)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Monografia - M. Eduarda Viana - 2024.pdf551,18 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons