Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59290

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorOLIVEIRA, Regina Célia Barbosa de-
dc.contributor.authorSILVA, Elenilton Heleno da-
dc.date.accessioned2024-12-23T16:22:36Z-
dc.date.available2024-12-23T16:22:36Z-
dc.date.issued2024-10-14-
dc.date.submitted2024-12-17-
dc.identifier.citationSILVA, Elenilton Heleno da. Articulação de conceitos químicos para compreensão da ação de enzimas no organismo a partir de uma abordagem experimental problematizadora. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Química - licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59290-
dc.description.abstractO presente trabalho consiste em identificar quais as possíveis contribuições do uso da problematização aliada a experimentação na construção de uma aprendizagem significativa de conceitos químicos, por parte de um grupo de estudantes da educação básica. Como aporte teórico, foi adotado a metodologia da problematização com o Arco de Maguerez e a Aprendizagem Significativa de Ausubel. Como caminho metodológico, foi escolhido a aplicação de uma Sequência-Didática que contemplou a experimentação e a problematização, buscando relacionar os conceitos químicos a situações diversas. A pesquisa se configura com uma abordagem qualitativa e descritiva, e para sua coleta de dados foram utilizadas entrevistas semi-estruturadas com os estudantes, anotações de campo e observação participante. A análise de dados foi realizada através da categorização dos tipos aprendizagens significativas e pelo uso da associação e assimilação de conceitos e ideias trabalhadas na sequência. Foram evidenciadas as contribuições da inserção da experimentação problematizadora quando os estudantes apresentaram uma compreensão do fenômeno, articulado aos conceitos químicos em contextos diversos da sala de aula, ao mesmo tempo em que demonstraram uma aprendizagem significativa relacionada à temática apresentada. Assim, foi possível observar a aprendizagem conceitual quando: os estudantes apresentaram uma compreensão dos conceitos de cinética química; a representacional quando: os estudantes articularam as reações químicas ao funcionamento das enzimas; e a proposicional quando: os estudantes associaram os experimentos ao funcionamento das enzimas.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectProblematizaçãopt_BR
dc.subjectAprendizagem Significativapt_BR
dc.subjectConceitos químicospt_BR
dc.titleArticulação de conceitos químicos para compreensão da ação de enzimas no organismo a partir de uma abordagem experimental problematizadora.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5008755169836379pt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Química – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Química - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Elenilton Heleno da Silva (1).pdf2,24 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons