Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59259
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | LACERDA, Ana Catarina | - |
dc.contributor.author | MUNIZ, Bárbara Emanuelle | - |
dc.date.accessioned | 2024-12-18T18:27:19Z | - |
dc.date.available | 2024-12-18T18:27:19Z | - |
dc.date.issued | 2024-10-09 | - |
dc.date.submitted | 2024-12-17 | - |
dc.identifier.citation | MUNIZ, Bárbara Emanuelle de Farias. ATIVIDADES DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE REALIZADAS POR ENFERMEIROS NA ASSISTÊNCIA PRÉ-NATAL : REVISÃO NARRATIVA. 2024. 16 f. TCC (Graduação) - Curso de Enfermagem, Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59259 | - |
dc.description.abstract | A educação em saúde está presente em todo processo de cuidado pois possibilita o desenvolvimento por parte do indivíduo, da autonomia e consciência no que diz respeito aos seus problemas de saúde e possíveis soluções para o enfrentamento dos mesmos. A presente pesquisa teve o objetivo de identificar as atividades de educação em saúde desenvolvidas por enfermeiros na assistência pré-natal. Trata-se de uma pesquisa de abordagem do tipo revisão narrativa da literatura. A seleção das publicações ocorreu por busca online nas seguintes bases de dados: BVS, LILACS, MEDLINE, BDENF e SciELO. Foram incluídos estudos disponíveis na íntegra, que trabalharam a temática da educação em saúde no pré-natal, indexados entre os anos de 2019 a 2024 nos idiomas português,inglês e espanhol. Foram excluídas as duplicatas. Elegeram-se 139 artigos, entretanto se enquadram como amostra 10 publicações que trabalharam com estratégias de educação em saúde pré-natal voltadas para gestantes e abordam temas de grande relevância como a qualidade e adequação das ações educativas, a importância de desenvolver a autonomia e o senso crítico durante a gestação por meio da educação em saúde e o uso da tecnologia como ferramenta nesse processo. As publicações revelam as diversas abordagens que os enfermeiros utilizam na educação em saúde e sugerem que os profissionais devem se dedicar a atender às necessidades dos usuários e da comunidade, garantindo um serviço de excelência que assegure a satisfação com o processo. | pt_BR |
dc.format.extent | 16 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação em saúde | pt_BR |
dc.subject | Enfermeiros | pt_BR |
dc.subject | Pré-natal | pt_BR |
dc.title | ATIVIDADES DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE REALIZADAS POR ENFERMEIROS NA ASSISTÊNCIA PRÉ-NATAL : REVISÃO NARRATIVA | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | https://lattes.cnpq.br/1153097421801482 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/2619272375757759 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Health education is present in every care process because it enables the individual to develop autonomy and awareness regarding their health problems and possible solutions to address them. This research aimed to identify the health education activities developed by nurses in prenatal care. This is a narrative literature review. Publications were selected through an online search in the following databases: BVS, LILACS, MEDLINE, BDENF and SciELO. Studies available in full, which addressed the theme of health education in prenatal care, indexed between 2019 and 2024 in Portuguese, English and Spanish, were included. Duplicates were excluded. A total of 139 articles were selected, but 10 publications were included as a sample, which worked with prenatal health education strategies aimed at pregnant women and addressed highly relevant topics such as the quality and adequacy of educational actions, the importance of developing autonomy and critical thinking during pregnancy through health education, and the use of technology as a tool in this process. The publications reveal the various approaches that nurses use in health education and suggest that professionals should dedicate themselves to meeting the needs of users and the community, ensuring an excellent service that ensures satisfaction with the process. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências da Saúde | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CCS-DENF) - Departamento de Enfermagem | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CCS-Curso de Enfermagem | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | (TCC) - Enfermagem |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Barbara Emanuelle de Farias Muniz.pdf | 487,03 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons