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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59189

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMORAIS, Danielle Costa-
dc.contributor.authorSILVA, Adner Matheus Andrade-
dc.date.accessioned2024-12-13T13:12:29Z-
dc.date.available2024-12-13T13:12:29Z-
dc.date.issued2022-10-26-
dc.date.submitted2024-12-10-
dc.identifier.citationSilva, Adner Matheus Andrade. Elaboração de instrumentos participativos de avaliação de políticas públicas. 2024. 70f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Curso de Engenharia de Produção, Departamento de Engenharia de Produção, Centro de Tecnologia e Geociências, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59189-
dc.description.abstractO ano de 2017 trouxe consigo novas práticas de Governança nas Políticas Públicas (PPs) brasileiras, empreendidas, em maior parte, pelo recém criado Comitê Interministerial de Governança (CIG) - Decreto n 9.203/2017. Nessas movimentações foram compilados, como motivação pedagógica, dois Guias de Avaliação de Políticas Públicas segmentados em duas etapas do Modelo do Ciclo de Políticas Públicas: 1) a ex ante, focada no Desenho e Definição de Objetivos e a 2) ex post, focada no Monitoramento e Controle dos recursos e impactos. Contudo, por mais inovadoras que se demonstrem as ferramentas apresentadas nas documentações, elas não abordam, profundamente, tendências recentes no estado da arte da Administração Pública (AP); como a 1) Governança Digital (GD), agregando práticas da Gestão da Informação e Análise de Dados; o 2) Public Service Oriented (PSO), na escuta ativa da População no Desenho de PPs; e o 3) New Public Service (NPS), no incentivo Governança de PPs em rede - ambas temáticas paralelamente discutidas no contexto de Engenharia de Produção. O presente trabalho se propõe a relacionar estes arcabouços teóricos - os Guias de Avaliação, suas lacunas teórico-práticas e o Ciclo de Políticas Públicas - no entendimento de PPs enquanto um Processo Decisório, para a proposição de uma Metodologia de Avaliação de Consequência que complemente e integre-se às práticas descritas nos Guias, de forma a conectá-lo às tendências da AP e ao suporte de gestores governamentais nos Processos de Tomada de Decisão envolvendo o Desenho e a Intervenção em PPs.pt_BR
dc.format.extent71p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPolíticas públicaspt_BR
dc.subjectComitê Interministerial de Governançapt_BR
dc.subjectGuia de avaliação de políticas públicaspt_BR
dc.subjectAdministração públicapt_BR
dc.subjectProcesso decisóriopt_BR
dc.titleElaboração de instrumentos participativos de avaliação de políticas públicaspt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4011558383899543pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0425151719064564pt_BR
dc.description.abstractxThe year 2017 brought with it new Governance practices in Brazilian Public Policies (PPs), undertaken, for the most part, by the recently created Interministerial Governance Committee (CIG) - Decree n. 9,203/2017. In these movements, as pedagogical motivation, two Public Policy Evaluation Guides were compiled, and segmented into two stages of the Public Policy Cycle Model: the 1) ex-ante, focused on the Design and Definition of Objectives, and the 2) ex-post, focused on Monitoring and Control of resources and impacts. However, as innovative as the tools presented in the documentation may be, they do not profoundly address recent trends in the state of the art of Public Administration (PA); such as 1) Digital Governance (DG), aggregating Informational Management and Data Analysis practices; 2) Public Service Oriented (PSO), in the active listening of the Population in the Design of PPs; and 3) New Public Service (NPS), in the Network Governance in PPs. The present work proposes to relate these theoretical frameworks - the Evalution Guides, their theoretical-practical gaps, and the Public Policy Cycle - in the understanding of PPs as a Decision-Making Process, to propose a Methodology of Consequences Evaluation that complements and integrates the practices described in the Guides, to connect the brazilian PA with PA trends and support of government managers in the Decision-Making Processes involving the Design and Intervention in PPs.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Engenharias::Engenharia de Produçãopt_BR
dc.degree.departament::(CTG-DEP) - Departamento de Engenharia de Produçãopt_BR
dc.degree.graduation::CTG-Curso de Engenharia de Produçãopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Engenharia de Produção

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