Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/5915

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMedeiros, Denise Dumke de pt_BR
dc.contributor.authorMelo, Renata Maciel dept_BR
dc.date.accessioned2014-06-12T17:42:24Z
dc.date.available2014-06-12T17:42:24Z
dc.date.issued2005pt_BR
dc.identifier.citationMaciel de Melo, Renata; Dumke de Medeiros, Denise. Análise dos processos de implementação dosistema da gestão da qualidade baseados na NormaISO 9001 : 2000 em empresas da construção civil. 2005. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2005.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/5915
dc.description.abstractEste trabalho visa a apresentar os principais aspectos que norteiam a gestão da qualidade. Nele, o enfoque dado foi ao processo de implementação do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) na Construção Civil, tendo sido explanada a normalização existente referente à qualidade, desde a série de normas ISO 9000:2000 até as políticas de qualidade voltadas a este segmento. O modelo de implementação de três autores, a atuação dos ambientes da qualidade on-line, in-line e off-line e os oito princípios de qualidade foram abordados. Foram pesquisadas quatro construtoras da Região Metropolitana do Recife com entrevistas, questionários e visitas técnicas. A partir dos dados coletados e pesquisados, foi elaborado um modelo, intitulado Pontos Chaves do Processo de Implementação, composto por onze etapas, que tem como objetivo auxiliar as empresas a implantarem o SGQ ou a reavaliarem seu sistema de maneira eficaz. Três importantes etapas, não muito exploradas na literatura, foram enfatizadas no modelo: aspectos que impulsionaram a implementação, diagnóstico crítico e melhoria contínua. A primeira apresenta a importância de se trabalhar pró - ativamente tendo como motivação a satisfação do cliente e um produto final com qualidade. A segunda retrata a realidade do processo produtivo e serve de base para a tomada de decisões. A terceira exige a interação dos três ambientes da qualidade e o envolvimento de pessoas de todos os setores com visões diferentes do processopt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectConstrução civilpt_BR
dc.subjectISO 9001:2000pt_BR
dc.subjectGestão da qualidadept_BR
dc.titleAnálise dos processos de implementação dosistema da gestão da qualidade baseados na NormaISO 9001 : 2000 em empresas da construção civilpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Engenharia de Produção

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo7447_1.pdf1,36 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons