Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59143

Share on

Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorBARROS, Maurício Pereira-
dc.contributor.authorMELO, Claudia Bezerra de-
dc.date.accessioned2024-12-10T19:49:44Z-
dc.date.available2024-12-10T19:49:44Z-
dc.date.issued2024-08-29-
dc.date.submitted2024-12-06-
dc.identifier.citationMELO, Claudia Bezerra de. A trajetória histórica da Geografia no ensino fundamental: perspectiva e realidade. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia EAD) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59143-
dc.description.abstractO presente trabalho tem como objetivo apresentar um estudo sobre a trajetória histórica do ensino da geografia no Ensino Fundamental, como esta foi construída, bem como a forma de pensar e fazer o ensina da geografia no ensino fundamental, analisando os desafios encontrados ao longo da sua trajetória, ressaltando a importância dessa ciência enquanto disciplina obrigatória que é oferecida nessa etapa da Educação Básica. A metodologia adotada, é baseada em uma pesquisa bibliográfica com aspectos da pesquisa qualitativa, onde é possível se ter uma base teórica sólida para a análise e discussão apresentada, fundamentada em estudos de diversos teóricos como:, Fernandes (2020), Macedo (2020), Marques (2008) dentre outros. A partir das informações obtidas, foi realizada uma reflexão sobre a importância dessa disciplina como componente no ensino fundamental, pois o ensino da geografia é sem dúvida de extrema valia enquanto área de conhecimento, comprometida em tornar o mundo compreensível para os alunos. O seu ensino tem por objetivo estudar as relações entre o processo histórico na formação das sociedades humanas e o funcionamento da natureza por meio da leitura do lugar, do território, a partir de suas paisagens.pt_BR
dc.format.extent28p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectGeografia escolarpt_BR
dc.subjectFormação interdisciplinarpt_BR
dc.titleA trajetória histórica da Geografia no ensino fundamental : perspectiva e realidadept_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0235300300388124pt_BR
dc.description.abstractxThe present work aims to present a study on the historical trajectory of teaching geography in elementary school, how it was constructed, as well as the way of thinking and teaching geography in elementary school, analyzing the challenges encountered throughout its history. trajectory, highlighting the importance of this science as a mandatory subject offered at this stage of Basic Education. The methodology adopted is based on bibliographical research with aspects of qualitative research, where it is possible to have a solid theoretical basis for the analysis and discussion presented, based on studies by various theorists such as: Fernandes (2020), Macedo (2020) , Marques (2008) among others. Based on the information obtained, a reflection was made on the importance of this subject as a component in elementary education, as the teaching of geography is undoubtedly extremely valuable as an area of knowledge, committed to making the world understandable to students. His teaching aims to study the relationships between the historical process in the formation of human societies and the functioning of nature through the reading of the place, the territory, based on its landscapes.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.departament::(CFCH-DCG) - Departamento de Ciências Geográficaspt_BR
dc.degree.graduation::CFCH-Curso de Geografia (Licenciatura)pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Appears in Collections:(TCC) - Geografia (Licenciatura) (EAD)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC .pdfA trajetória histórica da Geografia no Ensino Fundamental: Perspectiva e Realidade786,88 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons