Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59137
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.contributor.advisor | Frazão, Cecília Maria Farias de Queiroz | - |
| dc.contributor.author | Costa, Alessandra de Andrade | - |
| dc.date.accessioned | 2024-12-10T18:07:33Z | - |
| dc.date.available | 2024-12-10T18:07:33Z | - |
| dc.date.issued | 2024-10-08 | - |
| dc.date.submitted | 2024-12-05 | - |
| dc.identifier.citation | Costa, Alessandra de Andrade. Automutilação em adolescentes escolares: uma análise de conceito. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Enfermagem) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59137 | - |
| dc.description.abstract | Introdução: A automutilação é praticada pelo indivíduo com o objetivo de expressar a dor emocional, aliviar a tensão e ou fazer com que a dor física substitua ou reduza a dor emocional, mas sem intenção suicida. É frequentemente verificada entre adolescentes escolares. Objetivo: Analisar o conceito de automutilação entre adolescentes escolares. Método: Trata-se de um estudo de análise de conceito baseado no referencial do modelo proposto por Walker e Avant (2011). Para realizar a análise conceitual, realizou uma revisão de escopo utilizando as recomendações de JBI. A busca foi realizada, no período de dezembro de 2023 a janeiro de 2024 na Medline/PubMed, Embase, Scopus, Web of Science, CINAHL (EBSCO), PsycInfo, LILACS (Via BVS), Index Psicologia, BDENF (Via BVS), Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES, Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD), ProQuest Dissertation and Thesis e Google Scholar. Foram utilizados os descritores “automutilação”, “adolescentes”, “estudantes” e seus correlatos. Foram encontrados 14.151 artigos e após os critérios de elegibilidade restou 18 publicações. A literatura cinzenta foi verificada a partir da lista de referências e 863 itens foram identificados. Destes, foram incluídos 11 novos estudos de acordo com os critérios de elegibilidade. Totalizando 29 estudos para a análise de conceito. Resultados: Identificou-se que os atributos encontrados para a automutilação para adolescentes escolares podem definir esse fenômeno como um dano ou lesão em qualquer parte do tecido corporal realizada pelo próprio indivíduo a si mesmo de forma deliberada sem a intenção suicida. Sendo identificados 41 antecedentes, sendo os mais citados pela literatura foram: Abuso de substâncias; Ansiedade excessiva; Sexo feminino; Sintomas depressivos; Indivíduos que vivenciam baixo desempenho acadêmico; Indivíduos que vivenciam bullying; e Relações interpessoais perturbadas. E identificados 25 consequentes, sendo os mais observados, foram: Ansiedade excessiva; Desenvolvimento de transtornos mentais; Obtenção do alívio; Presença de cicatrizes; e Tentativa de suicídio. Conclusão: Com a identificação dos atributos definidores, os eventos que antecedem e que sucedem automutilação entre adolescentes escolares, foi possível clarear este fenômeno e assim possibilitar a construção de um planejamento com intervenções direcionadas as reais necessidades do jovem escolar. | pt_BR |
| dc.format.extent | 41 p. | pt_BR |
| dc.language.iso | por | pt_BR |
| dc.rights | embargoedAccess | pt_BR |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
| dc.subject | Automutilação | pt_BR |
| dc.subject | Adolescentes | pt_BR |
| dc.subject | Saúde mental | pt_BR |
| dc.subject | Escolar | pt_BR |
| dc.title | AUTOMUTILAÇÃO EM ADOLESCENTES ESCOLARES: UMA ANÁLISE DE CONCEITO | pt_BR |
| dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
| dc.contributor.advisor-co | Sales, Jackeline Kérollen Duarte de | - |
| dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/5259418292735187 | pt_BR |
| dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
| dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3148334952798860 | pt_BR |
| dc.description.abstractx | Introduction: Self-mutilation is practiced by individuals with the aim of expressing emotional pain, relieving tension and/or causing physical pain to replace or reduce emotional pain, but without suicidal intention. It is frequently seen among school-aged teenagers. Objective: To analyze the concept of self-harm among school adolescents. Method: This is a concept analysis study based on the model proposed by Walker and Avant (2011). To carry out the conceptual analysis, a scoping review was carried out using JBI recommendations. The search was carried out from December 2023 to January 2024 in Medline/PubMed, Embase, Scopus, Web of Science, CINAHL (EBSCO), PsycInfo, LILACS (Via VHL), Index Psicologia, BDENF (Via VHL), CAPES Theses and Dissertations Catalog, Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD), ProQuest Dissertation and Thesis and Google Scholar. The descriptors “self-mutilation”, “adolescents”, “students” and their correlates were used. 14,151 articles were found and after the eligibility criteria, 18 publications remained. Gray literature was checked from the reference list and 863 items were identified. Of these, 11 new studies were included according to the eligibility criteria. Totaling 29 studies for concept analysis.Keywords: Self-harm; Adolescents; Mental health; School. Results: It was identified that the attributes found for self-mutilation for school adolescents can define this phenomenon as damage or injury to any part of the body tissue carried out by the individual to himself deliberately without suicidal intention. 41 antecedents were identified, the most cited in the literature being: Substance abuse; Excessive anxiety; Female gender; Depressive symptoms; Individuals who experience low academic performance; Individuals who experience bullying; and Disturbed interpersonal relationships. And 25 consequences were identified, the most observed being: Excessive anxiety; Development of mental disorders; Obtaining relief; Presence of scars; and Attempted suicide. Conclusion: With the identification of the defining attributes, the events that precede and follow self-mutilation among adolescent students, it was possible to clarify this phenomenon and thus enable the construction of planning with interventions aimed at the real needs of young students. | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências da Saúde | pt_BR |
| dc.degree.departament | ::(CCS-DENF) - Departamento de Enfermagem | pt_BR |
| dc.degree.graduation | ::CCS-Curso de Enfermagem | pt_BR |
| dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
| dc.degree.local | Recife | pt_BR |
| dc.contributor.advisor-coLattes | http://lattes.cnpq.br/5250553856311595 | pt_BR |
| dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0009-0005-7673-7169 | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | (TCC) - Enfermagem | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| TCC Alessandra de Andrade Costa.pdf Item embargado até 2025-12-06 | 583,39 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Item embargado |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons
