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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59011

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRODRIGUES, Marcelo Cairrão Araújo-
dc.contributor.authorOLIVEIRA, Tayzes Hagabea Dantas de-
dc.date.accessioned2024-11-29T12:21:22Z-
dc.date.available2024-11-29T12:21:22Z-
dc.date.issued2024-10-11-
dc.date.submitted2024-11-22-
dc.identifier.citationDe Oliveira, Tayzes Hagabea Dantaspt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59011-
dc.description.abstractO presente trabalho aborda a utilização do neurofeedback (NFB) como ferramenta para a redução da ansiedade em estudantes universitários. A ansiedade é uma condição prevalente entre jovens universitários, especialmente devido à pressão acadêmica e a fatores de adaptação ao ambiente universitário. O NFB surge como uma abordagem promissora por ser não invasiva e não farmacológica, permitindo que os indivíduos aprendam a autorregular sua atividade cerebral. O estudo foi realizado com 21 voluntários, que passaram por 20 sessões de treinamento de NFB, além de mapeamento cerebral e avaliação de níveis de ansiedade através do Inventário de Ansiedade de Beck e da Escala de Depressão, Ansiedade e Estresse (DASS-21). As sessões de NFB focaram no aumento do ritmo sensório-motor (SMR) e na redução das ondas beta altas (High-Beta), frequentemente associadas à ansiedade.A metodologia incluiu o uso de eletroencefalograma quantitativo (EEGq) para monitorar a atividade cerebral dos voluntários. As sessões de NFB foram realizadas com a utilização de jogos, onde os participantes eram recompensados com estímulos visuais e auditivos ao atingirem os padrões eletrofisiológicos desejados. Os resultados mostraram uma redução significativa nos escores dos questionários DASS-21 e Beck após o treinamento, indicando uma diminuição dos níveis de ansiedade, com valores p<0,0001 e p<0,05 respectivamente. Além disso, houve uma redução das oscilações beta (p<0,001) e high-Beta (p<0,0001), consideradas marcadores eletrofisiológicos da ansiedade, especialmente nas regiões temporais do cérebro. A análise estatística confirmou a eficácia do NFB, com reduções significativas tanto nos sintomas de ansiedade quanto nos marcadores cerebrais de alta frequência. A conclusão do estudo sugere que o NFB é uma abordagem eficaz para o tratamento da ansiedade em estudantes universitários, oferecendo uma alternativa viável aos tratamentos farmacológicos, com potencial para promover um melhor bem-estar emocional e controle dos sintomas ansiosos sem efeitos colaterais adversos.pt_BR
dc.format.extent70p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAnsiedadept_BR
dc.subjectEletroencefalogramapt_BR
dc.subjectNeurofeedbackpt_BR
dc.subjectSaúde mentalpt_BR
dc.subjectTreinamentopt_BR
dc.titleNeurofeedback em alunos universitários para reduzir ansiedadept_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9343191748564772pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8243956522121701pt_BR
dc.description.abstractxThe present work addresses the use of neurofeedback (NFB) as a tool for reducing anxiety in university students. Anxiety is a prevalent condition among young university students, especially due to academic pressure and adaptation factors to the university environment. NFB emerges as a promising approach because it is non-invasive and non-pharmacological, allowing individuals to learn to self-regulate their brain activity. The study was carried out with 21 volunteers, who underwent 20 NFB training sessions, in addition to brain mapping and assessment of anxiety levels using the Beck Anxiety Inventory and the Depression, Anxiety and Stress Scale (DASS-21). The NFB sessions focused on increasing sensorimotor rhythm (SMR) and reducing high beta waves (High-Beta), often associated with anxiety. The methodology included the use of quantitative electroencephalogram (EEGq) to monitor the brain activity of volunteers. The NFB sessions were carried out using games, where participants were rewarded with visual and auditory stimuli when they reached the desired electrophysiological standards. The results showed a significant reduction in DASS-21 and Beck questionnaires scores after training, indicating a decrease in anxiety levels, with values p<0.0001 and p<0.05 respectively. Furthermore, there was a reduction in beta (p<0.001) and high-beta (p<0.0001) oscillations, considered electrophysiological markers of anxiety, especially in the temporal regions of the brain. Statistical analysis confirmed the effectiveness of NFB, with significant reductions in both anxiety symptoms and high-frequency brain markers. The study's conclusion suggests that NFB is an effective approach for treating anxiety in college students, offering a viable alternative to pharmacological treatments, with the potential to promote better emotional well-being and control of anxious symptoms without adverse side effects.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.departamentDEPARTAMENTO DE FISIOLOGIA E FARMACOLOGIApt_BR
dc.degree.graduationBIOMEDICINApt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(CB - BM) - TCC - Biomedicina

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