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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58952
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | MARINUS, Maria Wanderleya de Lavor Coriolano | - |
dc.contributor.author | SILVA, Laura Sofia Viana da | - |
dc.contributor.author | Ó, Carla Gabriela de França do | - |
dc.date.accessioned | 2024-11-25T19:17:58Z | - |
dc.date.available | 2024-11-25T19:17:58Z | - |
dc.date.issued | 2024-10-08 | - |
dc.date.submitted | 2024-11-07 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Laura Sofia Viana da; Ó, Carla Gabriela de França do. Eficácia de programas digitais de parentalidade na primeira infância: revisão de escopo. 2024. 41 f. TCC (Graduação) - Curso de Enfermagem, Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58952 | - |
dc.description.abstract | Introdução: O desenvolvimento infantil inicia-se na vida intrauterina e abrange crescimento físico, maturação neurológica e habilidades comportamentais. Os primeiros anos são cruciais para o desenvolvimento cognitivo, social e de linguagem. A primeira infância é vital para a formação da arquitetura cerebral, influenciada pela genética e pelo ambiente. A OMS promove a estratégia “Nurturing Care” com cinco eixos essenciais para o desenvolvimento infantil. No Brasil, a Caderneta da Criança monitora a saúde infantil, e o Programa de Saúde da Família acompanha o crescimento e desenvolvimento, mas há deficiências na prática. Intervenções parentais e programas parentais digitais têm sido implementados para apoiar a primeira infância e o desenvolvimento infantil. Objetivo: mapear a eficácia dos programas de parentalidade digital para crianças de 0 a 6 anos. Métodos: A revisão de escopo foi conduzida de acordo com as diretrizes estabelecidas pelo Joanna Briggs Institute e pelo protocolo internacional PRISMA-ScR. Resultados: A análise incluiu 16 publicações entre 2019 e 2024, com destaque para o Brasil, que contribuiu com três estudos sobre programas parentais digitais. A maioria dos estudos utilizou ensaios clínicos randomizados e focou em pais, mães e cuidadores de crianças de diferentes idades. Embora 57% dos estudos tenham aplicado instrumentos de avaliação, todos relataram benefícios para os cuidadores e 72% observaram impactos significativos nas crianças. Os programas, tiveram duração de seis a oito semanas e utilizaram principalmente aplicativos de mensagens, e algumas intervenções incluíram outras plataformas para aumentar o engajamento. Discussão: Programas de parentalidade digital promovem maior engajamento dos pais no ambiente digital, melhorando a interação com os filhos e fortalecendo práticas educativas e vínculos familiares. Esses programas beneficiam o desenvolvimento social, cognitivo e emocional das crianças. Apesar de utilizarem ferramentas para medir seus resultados, há uma carência de pesquisas mais aprofundadas na área e estudos são necessários para entender melhor os impactos desses programas. Conclusão: A criação e avaliação de intervenções, especialmente as remotas, devem ser integradas nas políticas públicas para otimizar o desenvolvimento infantil. A enfermagem também deve desempenhar um papel ativo na implementação e consolidação dessas políticas. | pt_BR |
dc.format.extent | 41 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | embargoedAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Desenvolvimento infantil | pt_BR |
dc.subject | Programas parentais digitais | pt_BR |
dc.subject | Intervenção parental | pt_BR |
dc.subject | Enfermagem | pt_BR |
dc.title | Eficácia de programas de parentalidade digital na primeira infância: revisão de escopo | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | MELQUIADES, Julianne Melo dos Santos | - |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/7679315905659226 | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/4485310931304708 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/0083975903990723 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Introduction: Child development begins in the prenatal stage and encompasses physical growth, neurological maturation, and behavioral skills. The early years are crucial for cognitive, social, and language development. Early childhood is vital for building brain architecture, influenced by genetics and the environment. The WHO promotes the “Nurturing Care” strategy with five essential pillars for child development. In Brazil, the Child Health Booklet monitors children's health, and the Family Health Program tracks growth and development, but there are deficiencies in practice. Parental interventions and digital parenting programs have been implemented to support early childhood and child development. Objective: To map the effectiveness of digital parenting programs for children aged 0 to 6 years. Methods: The scoping review was conducted according to guidelines established by the Joanna Briggs Institute and the international PRISMA-ScR protocol. Results: The analysis included 16 publications from 2019 to 2024, highlighting Brazil, which contributed three studies on digital parenting programs. Most studies utilized randomized clinical trials and focused on parents, mothers, and caregivers of children of various ages. While 57% of the studies applied assessment instruments, all reported benefits for caregivers, and 72% observed significant impacts on children. The programs lasted six to eight weeks and primarily used messaging applications, with some interventions incorporating other platforms to increase engagement. Discussion: Digital parenting programs promote greater parental engagement in the digital environment, improving interaction with children and strengthening educational practices and family bonds. These programs benefit children's social, cognitive, and emotional development. Despite using tools to measure outcomes, there is a lack of in-depth research in the field, and further studies are needed to better understand the impacts of these programs. Conclusion: The creation and evaluation of interventions, especially remote ones, should be integrated into public policies to optimize child development. Nursing should also play an active role in implementing and consolidating these policies. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências da Saúde::Enfermagem | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CCS-DENF) - Departamento de Enfermagem | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CCS-Curso de Enfermagem | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
dc.contributor.advisor-coLattes | http://lattes.cnpq.br/6344031126731847 | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0009-0000-1852-9496 | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0009-0006-0840-5100 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Enfermagem |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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