Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58912
Compartilhe esta página
Título: | REPERCUSSÕES DO TREINAMENTO DE FORÇA NA OSTEOPOROSE EM IDOSAS: REVISÃO INTEGRATIVA |
Autor(es): | COUTINHO, Bruna Ramos |
Palavras-chave: | Idosas; Osteoporose; Treinamento de força; Exercício físico; Treinamento resistido |
Data do documento: | 18-Out-2024 |
Citação: | COUTINHO, Bruna Ramos. Repercussões do treinamento de força na osteoporose em idosas: revisão integrativa. 2024. 25 f. TCC (Graduação) - Curso de Educação Física - Bacharelado, Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. |
Abstract: | O objetivo deste estudo de revisão integrativa de literatura foi compreender as repercussões do treinamento de força em idosas com osteoporose. Nesse sentido, foi desenvolvido pesquisas em artigos publicados utilizando termos controlados nas seguintes bases de dados: PubMed, Scielo, Lilacs, Portal Capes, Medline via BVS e o Google Scholar. A amostra final foi composta por 8 artigos. O treinamento de força mostrou ser uma estratégia que impacta positivamente a saúde óssea, atuando como uma terapia não farmacológica eficaz na prevenção e no tratamento da osteoporose, sobretudo em mulheres, que são o grupo mais afetado. Concluímos que, de forma geral, todos os exercícios físicos contribuem para uma melhor qualidade de vida na fase de senescência, período onde alterações fisiológicas ocorrem no organismo ao decorrer da idade, sendo o treinamento de força o mais indicado, trazendo benefícios significativos quando bem planejado e orientado desenvolve as capacidades funcionais da população idosa para uma vida independente e sem fraturas. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58912 |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Educação Física (Bacharelado) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Bruna Ramos Coutinho Educação Física Bachaerelado.pdf | 505,43 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons