Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58883
Compartilhe esta página
Título: | Tecnologias educacionais como estratégia para o letramento em saúde de criança em tratamento oncológico |
Autor(es): | REIS, Rafaella do Nascimento |
Palavras-chave: | Letramento em saúde; Educação em saúde; Tecnologias educacionais; Oncologia pediátrica; Enfermagem |
Data do documento: | 8-Out-2024 |
Citação: | REIS, Rafaella do Nascimento. Tecnologias educacionais como estratégia para o letramento em saúde de criança em tratamento oncológico. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso de Enfermagem - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. |
Abstract: | Introdução: O uso de tecnologias educativas voltadas para o letramento em saúde infantil pode contribuir para um cuidado mais humanizado e participativo das crianças e suas famílias, facilitando a compreensão e enfrentamento do processo de cura e tratamento. Objetivo: Esta revisão integrativa tem como objetivo identificar na literatura científica as tecnologias educacionais usadas como estratégia para o letramento em saúde de crianças em tratamento oncológico. Metodologia: A coleta de dados foi realizada nas bases ERIC, BVS, MEDLINE/PubMed, SCOPUS, APA PsycInfo e Web of Science no período de janeiro de 2024. Foram identificados 7.544 estudos, dos quais 12 foram incluídos na revisão. Foram incluídos artigos que abordassem tecnologias de letramento voltadas para crianças de 0 à 12 anos com câncer ou em recuperação da doença. Foram excluídos artigos voltados apenas para pais e profissionais ou que não tivessem foco no letramento em saúde. Resultado: Os resultados mostraram que as tecnologias diminuíram a ansiedade antes de procedimentos, reduziram os efeitos colaterais da quimioterapia, melhoraram a qualidade de vida e o conhecimento das crianças e suas famílias sobre o câncer, além de facilitar a comunicação com a equipe de saúde. As tecnologias também beneficiaram sobreviventes e profissionais de saúde, destacando a importância do acompanhamento pós-tratamento. Discussão: As tecnologias educacionais visavam o letramento em saúde das crianças e familiares sobre a doença, procedimentos, sintomas e efeitos colaterais, além de buscar melhorar a qualidade de vida. Conclusão: A revisão destacou a eficácia das tecnologias no tratamento oncológico pediátrico, as principais tecnologias foram: Sites, vídeos, livros, jogos e realidade virtual mostrando impactos positivos. A continuidade das pesquisas e o desenvolvimento de tecnologias adaptáveis são essenciais para otimizar o cuidado e apoio durante o tratamento. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58883 |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Enfermagem |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCCRAFAELLAA.pdf | 400,74 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons