Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58866
Compartilhe esta página
Título: | Processos interativos entre criança-educador-ambiente e os cuidados em saúde no contexto da creche |
Autor(es): | SILVA, Marta Midian Lourenço da |
Palavras-chave: | Interação social; Educador; Creche; Desenvolvimento infantil; Saúde da criança |
Data do documento: | 8-Out-2024 |
Citação: | DEMÉTRIO, Renata Amorim; SILVA, Marta Midian Lourenço da. Processos interativos entre criança-educador-ambiente e os cuidados em saúde no contexto da creche. 2024. 49 f. TCC (Graduação) - Curso de Enfermagem, Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. |
Abstract: | Introdução: Processos interativos podem ser definidos como a construção de relacionamentos interpessoais em um determinado contexto social, que contribui na integração de conhecimentos e experiências. Por conseguinte, o cuidado em saúde na creche, está relacionado a um processo dinâmico, influenciado por fatores multidimensionais que incluem aspectos orgânicos, emocionais, ambientais, intelectuais e comunitários. Objetivo: Analisar o cotidiano dos processos interativos vivenciados entre educador-criança-ambiente e os cuidados em saúde no contexto da creche. Método: Trata-se de um estudo descritivo qualitativo realizado em uma creche municipal de Recife–PE no período de junho a setembro de 2023. A população do estudo foi composta por 33 educadores infantis durante a rotina de atividades educativas e de cuidados junto às crianças. A coleta de dados foi realizada através da técnica de observação sistemática não participativa, mediante um roteiro de observação. Os dados coletados foram submetidos ao método de Análise Temática Indutiva proposta por Braun e Clarke com auxílio do software NVivo®. Resultados: A análise dos dados originou oito categorias temáticas: estrutura física da creche; condições de higiene do ambiente, profissionais e crianças; rotina de alimentação na creche; momento de descanso das crianças; estratégias e recursos educacionais; comunicação entre os profissionais e a família; processos interativos entre educador-criança-ambiente; medidas de segurança e proteção do ambiente. A maioria dos educadores demonstrou boa interação com as crianças no ambiente da creche, contudo, foram identificadas abordagens autoritárias e métodos de punição não institucionalizados. Outrossim, o ambiente da creche favorece a execução de atividades interativas, por dispor de salas temáticas amplas e área de convivência, que são elementos didáticos importantes para o desenvolvimento cognitivo e motor da criança. Ademais, observou-se um baixo nível de compreensão por parte dos educadores, sobre a importância dos cuidados a criança, como medidas para prevenção de agravos à saúde. Conclusão: Os achados sugerem a necessidade de oferta regular de Educação Permanente que abordem temáticas voltadas à promoção do desenvolvimento infantil, mediação de conflitos, apego seguro, práticas positivas de disciplina e cuidados em saúde. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58866 |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Enfermagem |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Renata Amorim Demétrio e Marta Midian Lourenço da Silva.pdf Item embargado até 2025-11-08 | 1,45 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Item embargado |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons