Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58783

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSILVA, Gilson Lima da-
dc.contributor.authorMATOS, Pedro Henrique Damião de-
dc.date.accessioned2024-11-13T13:10:12Z-
dc.date.available2024-11-13T13:10:12Z-
dc.date.issued2024-03-26-
dc.date.submitted2024-11-11-
dc.identifier.citationMATOS, P.H.D.. Gestão de trânsito como ferramenta para minimizar os impactos das emissões de gases de efeito estufa. 2024pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58783-
dc.description.abstractEste estudo aborda a gestão de trânsito em Caruaru como uma estratégia essencial para reduzir os impactos ambientais, especialmente os relacionados às emissões de gases de efeito estufa (GEE), com a finalidade de melhorar tanto a mobilidade urbana quanto a qualidade de vida da população. Atualmente, o município enfrenta desafios significativos devido ao crescimento populacional e à expansão da frota veicular, que contribuem para o aumento de congestionamentos e, consequentemente, das emissões de GEE. No entanto, observa-se uma lacuna na infraestrutura de transportes e nas políticas públicas voltadas para uma mobilidade urbana sustentável, indicando uma necessidade de expansão e aprimoramento das estratégias de gestão de trânsito. O objetivo geral deste trabalho é analisar a gestão de trânsito em Caruaru e propor intervenções que possam reduzir efetivamente as emissões de GEE. A metodologia empregada incluiu uma análise qualitativa e quantitativa da infraestrutura viária, das políticas de mobilidade urbana, do transporte público e dos dispositivos de controle de tráfego, além de investigações sobre o uso de veículos de baixa emissão e de grande porte. Foram utilizadas fontes documentais, observações diretas e dados fornecidos pela gestão municipal. Os resultados apontam para a necessidade de expansão da malha cicloviária, incentivo à mobilidade ativa, implementação de políticas para a eletrificação da frota e o uso de tecnologias inteligentes de controle de tráfego. A conclusão destaca que o planejamento urbano deve evoluir para fomentar bairros autossuficientes e melhorar a integração entre diferentes modais de transporte, visando um sistema de mobilidade mais eficiente e sustentável.pt_BR
dc.format.extent26p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectGestão de tráfegopt_BR
dc.subjectGestão ambientalpt_BR
dc.subjectImpactopt_BR
dc.subjectEmissões de GEEpt_BR
dc.subjectSustentabilidade ambientalpt_BR
dc.titleGestão de trânsito como ferramenta para minimizar os impactos das emissões de gases de efeito estufa.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1327534210024378pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0837282839700191pt_BR
dc.description.abstractxThis study addresses traffic management in Caruaru as an essential strategy to reduce environmental impacts, especially those related to greenhouse gas (GHG) emissions, with the aim of improving both urban mobility and the quality of life of the population. Currently, the municipality faces significant challenges due to population growth and the expansion of the vehicle fleet, which contribute to increased congestion and, consequently, GHG emissions. However, there is a gap in the transportation infrastructure and public policies aimed at sustainable urban mobility, indicating a need to expand and improve traffic management strategies. The general objective of this work is to analyze traffic management in Caruaru and propose interventions that can effectively reduce GHG emissions. The methodology employed included a qualitative and quantitative analysis of the road infrastructure, urban mobility policies, public transportation and traffic control devices, as well as investigations on the use of low-emission and large vehicles. Documentary sources, direct observations and data provided by the municipal administration were used. The results point to the need to expand the cycle network, encourage active mobility, implement policies for fleet electrification and the use of smart traffic control technologies. The conclusion highlights that urban planning must evolve to foster self-sufficient neighborhoods and improve integration between different modes of transport, aiming for a more efficient and sustainable mobility system.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Engenharias::Engenharia Civilpt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NT) - Núcleo de Tecnologiapt_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Engenharia Civilpt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC- Engenharia Civil - Bacharelado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Pedro Henrique Damião de Matos.pdf1,72 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons