Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58696
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | BARBOSA, Ana Carolina de Moraes Andrade | - |
dc.contributor.author | SANTOS, Jessyane Alves dos | - |
dc.date.accessioned | 2024-11-11T11:02:55Z | - |
dc.date.available | 2024-11-11T11:02:55Z | - |
dc.date.issued | 2024-03-21 | - |
dc.date.submitted | 2024-11-07 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Jessyane Alves dos. Design e educação maker: um mapeamento da relação entre o design e os makerspaces em Pernambuco. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso de Design - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58696 | - |
dc.description.abstract | Esse trabalho tem como objetivo identificar como a educação maker está sendo trabalhada em escolas e makerspaces, que são laboratórios físicos de interação e colaboração entre pessoas com interesses nas áreas de engenharia, tecnologia, ciência, artes e design, em três cidades do estado de Pernambuco, sendo elas a capital Recife, Caruaru no Agreste e Petrolina no sertão. Pretende-se, através de visitas imersivas e a observação participante, método que prevê pesquisas em ambientes onde o pesquisador, pode ou não estar previamente inserido e interage com os usuários, identificar se há relação entre laboratórios makers que possuem vínculo com a educação e o design, já que, em teoria, as metodologias de design auxiliam nas atividades desenvolvidas nos makerspaces. Para isso, faz-se necessário a pesquisa e compreensão dos dados coletados por meio de entrevistas feitas em cinco makerspaces, com professores e/ou responsáveis pelo espaço. Bem como o cruzamento dos dados sobre a estrutura dos laboratórios, atividades desenvolvidas nele, abordagens utilizadas e colaboração entre outras matérias escolares que tornou possível constatar uma correlação entre os espaços makers, a educação e ferramentas de design. | pt_BR |
dc.format.extent | 98p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Makerspace | pt_BR |
dc.subject | Educação Maker | pt_BR |
dc.subject | Design | pt_BR |
dc.subject | Metodologias de Design | pt_BR |
dc.title | Design e educação maker: um mapeamento da relação entre o design e os makerspaces em Pernambuco. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/4072145674254726 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8718971529194229 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This study aims to identify how maker education is being implemented in schools and makerspaces, which are physical laboratories for interaction and collaboration among people with interests in the areas of engineering, technology, science, arts, and design, in three cities in the state of Pernambuco: the capital Recife, Caruaru in the Agreste region, and Petrolina in the Sertão. The study intends, through immersive visits and participant observation—a method that involves research in environments where the researcher may or may not already be involved and interacts with the users—to identify whether there is a relationship between makerspaces that are linked to education and design, as design methodologies are believed to assist in activities carried out in makerspaces. To achieve this, it is necessary to research and understand the data collected through interviews conducted in five makerspaces, with teachers and/or space coordinators. Additionally, the cross-referencing of data regarding the structure of the laboratories, activities conducted there, approaches used, and collaboration with other school subjects made it possible to establish a correlation between makerspaces, education, and design tools. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Outros::Desenho de Projetos | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-ND) - Núcleo de Design e Comunicação | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Graduação em Design | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0009-0000-5254-5836 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (CAA-ND): TCC - Design |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Jessyane Alves dos Santos.pdf | 1,99 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons