Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58696

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBARBOSA, Ana Carolina de Moraes Andrade-
dc.contributor.authorSANTOS, Jessyane Alves dos-
dc.date.accessioned2024-11-11T11:02:55Z-
dc.date.available2024-11-11T11:02:55Z-
dc.date.issued2024-03-21-
dc.date.submitted2024-11-07-
dc.identifier.citationSANTOS, Jessyane Alves dos. Design e educação maker: um mapeamento da relação entre o design e os makerspaces em Pernambuco. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso de Design - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58696-
dc.description.abstractEsse trabalho tem como objetivo identificar como a educação maker está sendo trabalhada em escolas e makerspaces, que são laboratórios físicos de interação e colaboração entre pessoas com interesses nas áreas de engenharia, tecnologia, ciência, artes e design, em três cidades do estado de Pernambuco, sendo elas a capital Recife, Caruaru no Agreste e Petrolina no sertão. Pretende-se, através de visitas imersivas e a observação participante, método que prevê pesquisas em ambientes onde o pesquisador, pode ou não estar previamente inserido e interage com os usuários, identificar se há relação entre laboratórios makers que possuem vínculo com a educação e o design, já que, em teoria, as metodologias de design auxiliam nas atividades desenvolvidas nos makerspaces. Para isso, faz-se necessário a pesquisa e compreensão dos dados coletados por meio de entrevistas feitas em cinco makerspaces, com professores e/ou responsáveis pelo espaço. Bem como o cruzamento dos dados sobre a estrutura dos laboratórios, atividades desenvolvidas nele, abordagens utilizadas e colaboração entre outras matérias escolares que tornou possível constatar uma correlação entre os espaços makers, a educação e ferramentas de design.pt_BR
dc.format.extent98p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMakerspacept_BR
dc.subjectEducação Makerpt_BR
dc.subjectDesignpt_BR
dc.subjectMetodologias de Designpt_BR
dc.titleDesign e educação maker: um mapeamento da relação entre o design e os makerspaces em Pernambuco.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4072145674254726pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8718971529194229pt_BR
dc.description.abstractxThis study aims to identify how maker education is being implemented in schools and makerspaces, which are physical laboratories for interaction and collaboration among people with interests in the areas of engineering, technology, science, arts, and design, in three cities in the state of Pernambuco: the capital Recife, Caruaru in the Agreste region, and Petrolina in the Sertão. The study intends, through immersive visits and participant observation—a method that involves research in environments where the researcher may or may not already be involved and interacts with the users—to identify whether there is a relationship between makerspaces that are linked to education and design, as design methodologies are believed to assist in activities carried out in makerspaces. To achieve this, it is necessary to research and understand the data collected through interviews conducted in five makerspaces, with teachers and/or space coordinators. Additionally, the cross-referencing of data regarding the structure of the laboratories, activities conducted there, approaches used, and collaboration with other school subjects made it possible to establish a correlation between makerspaces, education, and design tools.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Outros::Desenho de Projetospt_BR
dc.degree.departament::(CAA-ND) - Núcleo de Design e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Designpt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0009-0000-5254-5836pt_BR
Aparece nas coleções:(CAA-ND): TCC - Design

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Jessyane Alves dos Santos.pdf1,99 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons