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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58679

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Título: Avaliação de defeitos na superfície de pavimento flexível por meio do ortomosaico.
Autor(es): NUNES NETO, Paulo Mergulhao
Palavras-chave: Defeitos em pavimento flexível; Drone; Ortomosaico
Data do documento: 24-Out-2024
Citação: NUNES NETO, Paulo Mergulhão. Avaliação de defeitos na superfície de pavimento flexível por meio do ortomosaico. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024.
Abstract: O sistema rodoviário brasileiro é predominantemente composto por pavimento flexível, sendo essencial no transporte de passageiros e cargas no país; e, como toda estrutura, está sujeito ao aparecimento de defeitos. Nos últimos anos, o uso de drones tem se destacado cada vez mais em diferentes áreas como uma ferramenta versátil para fins de mapeamento e inspeção. Com imagens de alta qualidade, estes dispositivos possibilitam a geração de diversos produtos fotogramétricos, como o ortomosaico georreferenciado, que fornecem informações precisas da região desejada. O presente trabalho analisa a viabilidade do ortomosaico como ferramenta na identificação dos defeitos que ocorrem na superfície de pavimentos flexíveis, definidos pela norma DNIT 005/2003. O estudo foi realizado por meio do método conhecido como fotogrametria aérea, no qual foi utilizado um drone para realizar a captura de imagens aéreas. As imagens foram processadas no software DroneDeploy, onde foi gerado o ortomosaico georreferenciado. A partir disso, os quantitativos dos defeitos identificados no ortomosaico foram levantados e comparados aos dados reais da área de estudo, obtidos por um levantamento de campo. O método aerofotogramétrico apresentou vantagens em relação à aquisição dos dados, demandando menos tempo e esforço quando comparado ao levantamento de campo. A análise comparativa entre os quantitativos apresentou resultados significativos para o ortomosaico, no qual foi possível identificar quase todos os tipos de defeitos observados em campo, com os seguintes percentuais de acerto: trincas isoladas longitudinais curtas (0%) e longas (100%), transversais curtas (0%) e longas (0%); trincas interligadas tipo couro de jacaré sem erosão acentuada (75%), e com erosão acentuada (29%); escorregamentos (100%); desgastes (43%); panelas (96%); remendos (140%). Apesar de algumas limitações, o ortomosaico demonstrou potencial como ferramenta para identificação dos defeitos observados em pavimentos flexíveis, com percentuais de acerto relevantes para boa parte dos tipos de defeitos identificados.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58679
Aparece nas coleções:TCC- Engenharia Civil - Bacharelado

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