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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorNascimento, Marcela Regina Vasconcelos da Silva-
dc.contributor.authorSilva, Beatriz Sena da-
dc.date.accessioned2024-11-05T18:59:17Z-
dc.date.available2024-11-05T18:59:17Z-
dc.date.issued2023-10-06-
dc.date.submitted2024-03-28-
dc.identifier.citationSilva, Beatriz Sena da. Análise e produção de textos injuntivos na era digital: uma proposta para o ensino de Língua Portuguesa. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Letras-Português) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58516-
dc.description.abstractEste artigo tem como objetivo apresentar uma proposta de atividades didáticas sobre textos injuntivos, a fim de contribuir para o desenvolvimento de habilidades de leitura por estudantes do 1º ano do ensino médio. Essa pesquisa é de caráter qualitativo e representa uma abordagem de pesquisa-intervenção, pois se configura como uma proposta para promover mudanças em uma situação social, mesmo que essa proposta não seja efetivamente implementada. Tal estudo é relevante, tendo em vista a necessidade e a importância do trabalho com os gêneros no ensino de língua portuguesa, para análise e sistematização das práticas de leitura e produção de textos, substancialmente, o de natureza injuntiva, e a sua configuração no ensino e nas práticas discursivas do cotidiano, inclusive, naquelas que se realizam em plataformas digitais. Nosso arcabouço teórico é constituído por estudos sobre gêneros e tipos textuais desenvolvidos por Bazerman (2006), Marcuschi (2009) e Silva (1999), além de considerações sobre o texto injuntivo e o papel das sequências didáticas no planejamento de aula de língua portuguesa, sob a ótica de Rosa (2009) e Silva (2007). Para elaboração da proposta didática, fundamentamo-nos em Rojo (2009) e tomamos como parâmetro a sequência didática conforme orientam Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004).também nos pautamos em documentos oficiais, tais como as Orientações Comum Curriculares de Língua Portuguesa (BRASIL, 2006) e a Base Nacional Comum Curricular (2018).pt_BR
dc.format.extent30p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectTexto injuntivopt_BR
dc.subjectgêneros textuaispt_BR
dc.subjectsequência didáticapt_BR
dc.titleAnálise e produção de textos injuntivos na era digital: uma proposta para o ensino de Língua Portuguesapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0396854571010883pt_BR
dc.description.abstractxThis article aims to present a proposal for teaching activities on injunctive texts, in order to contribute to the development of reading skills by students in the 1st year of high school. This research is qualitative in nature and represents an intervention research approach, as it is configured as a proposal to promote changes in a social situation, even if this proposal is not effectively implemented. Such a study is relevant, given the need and importance of working with genres in Portuguese language teaching, for the analysis and systematization of reading practices and text production, substantially those of an injunctive nature, and their configuration in teaching. and in everyday discursive practices, including those that take place on digital platforms. Our theoretical framework consists of studies on genres and textual types developed by Bazerman (2006), Marcuschi (2009) and Silva (1999), as well as considerations on the injunctive text and the role of didactic sequences in planning Portuguese language classes, from the perspective of Rosa (2009) and Silva (2007). To prepare the didactic proposal, we based ourselves on Rojo (2009) and took as a parameter the didactic sequence as recommended by Dolz, Noverraz and Schneuwly (2004). We also based ourselves on official documents, such as the Portuguese Language Common Curricular Guidelines (BRASIL , 2006) and the National Common Curricular Base (2018).pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Lingüística, Letras e Artespt_BR
dc.degree.departament::(CAC-DL) - Departamento de Letraspt_BR
dc.degree.graduation::CAC-Curso de Letras – Licenciatura em Portuguêspt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece en las colecciones: (TCC) - Letras - Português

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