Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58516
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Nascimento, Marcela Regina Vasconcelos da Silva | - |
dc.contributor.author | Silva, Beatriz Sena da | - |
dc.date.accessioned | 2024-11-05T18:59:17Z | - |
dc.date.available | 2024-11-05T18:59:17Z | - |
dc.date.issued | 2023-10-06 | - |
dc.date.submitted | 2024-03-28 | - |
dc.identifier.citation | Silva, Beatriz Sena da. Análise e produção de textos injuntivos na era digital: uma proposta para o ensino de Língua Portuguesa. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Letras-Português) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58516 | - |
dc.description.abstract | Este artigo tem como objetivo apresentar uma proposta de atividades didáticas sobre textos injuntivos, a fim de contribuir para o desenvolvimento de habilidades de leitura por estudantes do 1º ano do ensino médio. Essa pesquisa é de caráter qualitativo e representa uma abordagem de pesquisa-intervenção, pois se configura como uma proposta para promover mudanças em uma situação social, mesmo que essa proposta não seja efetivamente implementada. Tal estudo é relevante, tendo em vista a necessidade e a importância do trabalho com os gêneros no ensino de língua portuguesa, para análise e sistematização das práticas de leitura e produção de textos, substancialmente, o de natureza injuntiva, e a sua configuração no ensino e nas práticas discursivas do cotidiano, inclusive, naquelas que se realizam em plataformas digitais. Nosso arcabouço teórico é constituído por estudos sobre gêneros e tipos textuais desenvolvidos por Bazerman (2006), Marcuschi (2009) e Silva (1999), além de considerações sobre o texto injuntivo e o papel das sequências didáticas no planejamento de aula de língua portuguesa, sob a ótica de Rosa (2009) e Silva (2007). Para elaboração da proposta didática, fundamentamo-nos em Rojo (2009) e tomamos como parâmetro a sequência didática conforme orientam Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004).também nos pautamos em documentos oficiais, tais como as Orientações Comum Curriculares de Língua Portuguesa (BRASIL, 2006) e a Base Nacional Comum Curricular (2018). | pt_BR |
dc.format.extent | 30p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Texto injuntivo | pt_BR |
dc.subject | gêneros textuais | pt_BR |
dc.subject | sequência didática | pt_BR |
dc.title | Análise e produção de textos injuntivos na era digital: uma proposta para o ensino de Língua Portuguesa | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/0396854571010883 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This article aims to present a proposal for teaching activities on injunctive texts, in order to contribute to the development of reading skills by students in the 1st year of high school. This research is qualitative in nature and represents an intervention research approach, as it is configured as a proposal to promote changes in a social situation, even if this proposal is not effectively implemented. Such a study is relevant, given the need and importance of working with genres in Portuguese language teaching, for the analysis and systematization of reading practices and text production, substantially those of an injunctive nature, and their configuration in teaching. and in everyday discursive practices, including those that take place on digital platforms. Our theoretical framework consists of studies on genres and textual types developed by Bazerman (2006), Marcuschi (2009) and Silva (1999), as well as considerations on the injunctive text and the role of didactic sequences in planning Portuguese language classes, from the perspective of Rosa (2009) and Silva (2007). To prepare the didactic proposal, we based ourselves on Rojo (2009) and took as a parameter the didactic sequence as recommended by Dolz, Noverraz and Schneuwly (2004). We also based ourselves on official documents, such as the Portuguese Language Common Curricular Guidelines (BRASIL , 2006) and the National Common Curricular Base (2018). | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Lingüística, Letras e Artes | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAC-DL) - Departamento de Letras | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAC-Curso de Letras – Licenciatura em Português | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | (TCC) - Letras - Português |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
[TCC] Beatriz Sena da Silva.pdf | 391,54 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons