Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58423
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | POSTAL, Ricardo | - |
dc.contributor.author | SOUSA, Lucas Barbosa de | - |
dc.date.accessioned | 2024-11-01T14:11:16Z | - |
dc.date.available | 2024-11-01T14:11:16Z | - |
dc.date.issued | 2024-09-27 | - |
dc.date.submitted | 2024-10-31 | - |
dc.identifier.citation | SOUSA, Lucas Barbosa de. Representação da Literatura Indígena nos Livros Didáticos do Ensino Médio. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Letras Português- Licenciatura EAD) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58423 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho tem como objetivo analisar como ocorre a representação da literatura indígena nos livros didáticos do ensino médio. A análise investigou duas coleções de livros didáticos: Ser Protagonista (2015) e Multiversos (2024). A coleção Multiversos, aprovada pelo PNLD, é atualmente usada pelas escolas do estado de Pernambuco. A análise investigou a presença de autores indígenas, exercícios, a abordagem da cultura indígena e a literatura indígena, em comparação com a coleção de 2015. Os estudiosos que fundamentaram esta pesquisa foram: Santos (2009), Thiél (2012), Viana (2021), Munduruku (2013), Souza (2022), entre outros, assim como alguns documentos oficiais, como o edital do PNLD de 2021, a Lei nº 11.645/2008 e a BNCC. | pt_BR |
dc.format.extent | 54 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Literatura Indígena | pt_BR |
dc.subject | Livro Didático | pt_BR |
dc.title | Representação da Literatura Indígena nos Livros Didáticos do Ensino Médio | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | https://lattes.cnpq.br/5836180552238822 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/4468145682489069 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The objective of this work is to analyze how the representation of indigenous literature occurs in didactic books of medium education. To analyze research into two collections of didactic books: Ser Protagonista (2015) and Multiversos (2024). The Multiversos collection approved by PNLD is currently used by schools in the state of Pernambuco. To analyze research in the presence of indigenous authors, exercises, an approach to indigenous culture and Indigenous Literature in comparison with the 2024 collection. The scholars who will base this research are: SANTOS (2009); THIEL (2012); VIANA (2021); MUNDURUKU (2013); SOUZA (2022) among others. As well as some official documents such as the PNLD edition of 2021, to law n° 11,645/2008 and to BNCC. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Lingüística, Letras e Artes | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAC-DL) - Departamento de Letras | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAC-Curso de Letras – Licenciatura em Português a Distância | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Letras - Língua Portuguesa - EAD |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Lucas Barbosa de Sousa.pdf | 1,39 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons