Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58395

Comparte esta pagina

Título : Uma proposta de atividade prática inclusiva para alunos com transtorno do espectro autista (TEA) no processo de ensino e aprendizagem da matemática
Autor : Alves, Alexia Pires
Palabras clave : Ensino de Matemática; Atividades lúdicas; Alunos autistas
Fecha de publicación : 15-ago-2024
Citación : ALVES, A.P.UMA PROPOSTA DE ATIVIDADE PRÁTICA INCLUSIVA PARA ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA) NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso de Licenciatura em Matemática - Universidade Federal de Pernambuco, Surubim,2024.
Resumen : O presente trabalho teve como propósito realizar uma proposta de atividade prática inclusiva para alunos com Transtorno do Espectro Autista no processo ensino e aprendizagem da matemática, ou seja, elaborar uma atividade com um intuito de garantir um ensino de matemática de qualidade para alunos com TEA. O objetivo é abordar e desenvolver uma nova prática pedagógica para alunos autistas baseado em trabalhos acadêmicos uma atividade prática e inclusiva que atenda as necessidades deles, por meio de uma análise a priori da atividade com a intenção de que professores utilizem essa atividade futuramente. A escolha deste tema surgiu a partir da necessidade de fazer com que o aluno a partir dessa atividade passe a compreender a matemática de uma forma mais prazerosa, a fim de que o aluno passe a ter vontade de estudar e aprender a matemática. Dessa forma, para este trabalho o método utilizado foi a pesquisa bibliográfica, onde inicialmente foi feita uma análise de um trabalho acadêmico, a partir de um tópico que aborda as práticas pedagógicas inclusivas no ensino da matemática. A partir disso, uma nova proposta de atividade de matemática que atenda as necessidades dos alunos autistas foi formulada. A atividade prática e inclusiva envolve operações de adição e subtração e contempla materiais manipuláveis e visuais, com uma abordagem lúdica. Sendo assim foi realizada uma análise a priori da atividade onde a proposta da atividade é mostrar o passo a passo de como o aluno poderia resolver a atividade por meio da manipulação de blocos e varetas coloridas, onde a atividade será realizada por perguntas norteadoras ou por meio de um sorteio para resolver as operações através da manipulação dos blocos e das varetas coloridas. Desta forma, as atividades práticas e inclusivas se tornam importantes pois possibilitam aos alunos autistas um ensino-aprendizagem de qualidade, além de incentivar a participação cada vez mais na atividade de matemática.
Descripción : 9
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58395
Aparece en las colecciones: (TCC) - Matemática (Licenciatura) (EAD)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC.2. Alexia Pires Alves. (1).pdf53,94 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons