Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58377

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPICHLER, Rosimeri Franck-
dc.contributor.authorALMEIDA, Carmem Lucia Bandim de-
dc.date.accessioned2024-10-31T16:13:32Z-
dc.date.available2024-10-31T16:13:32Z-
dc.date.issued2024-03-22-
dc.date.submitted2024-10-29-
dc.identifier.citationAlmeida, Carmem Lucia Bandim de. “Faz gosto a gente vê”: preservação da memória dos produtos mencionados na música 'A Feira de Caruaru' de Onildo Almeida. - Caruaru, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58377-
dc.description.abstractEste memorial descritivo tem como propósito, relatar o processo de pesquisa e execução do projeto gráfico “FAZ GOSTO A GENTE VÊ”, que teve como objeto de estudo, a letra da canção “A Feira de Caruaru”, escrita por Onildo Almeida, cantada e eternizada pelo saudoso Luiz Gonzaga, O Rei do Baião, dentro do contexto de quando foi composta, em Caruaru, no ano de 1956. A música foi uma das responsáveis não apenas pela difusão da feira da cidade, mas da própria cidade de Caruaru e da sua cultura. Utilizando-se técnicas de Collage, o projeto gerou 12 colagens digitais ilustrativas que visam resgatar a memória dos produtos cantados na letra original, validada pelo próprio compositor, com a finalidade de ser fiel aos seus contextos originais. O intuito do projeto foi a criação de uma imersão contextualizada com a cultura da época para os produtos que já não são comumente encontrados na feira contemporânea, ou que não façam parte do repertório comum dos seus usuários e frequentadores, seja por diferenças na pronúncia/ grafia ou pelas diferenças culturais. Pata atingir este objetivo, o projeto também encontrou suporte na criação de imagens por inteligência artificial, para gerar personagens humanos que interagissem com esses produtos e seus contextos. Na execução deste projeto, foi utilizado o método de design de Bruno Munari,, tendo sido adaptado pela autora para a natureza específica deste trabalho. Palavras-chave: Design gráfico, Colagens Digitais; Feira de Caruaru; Onildo Almeida; Inteligência Artificialpt_BR
dc.format.extent90p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectDesign gráficopt_BR
dc.subjectColagens digitaispt_BR
dc.subjectFeira de Caruarupt_BR
dc.subjectOnildo Almeidapt_BR
dc.subjectInteligencia artificialpt_BR
dc.title“Faz gosto a gente vê”: preservação da memória dos produtos mencionados na música 'A Feira de Caruaru' de Onildo Almeida.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7245652666630970pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3364365287473678pt_BR
dc.description.abstractxThis descriptive memorial aims to document the research and execution process of the graphic design project “FAZ GOSTO A GENTE VÊ,” which focused on the lyrics of the song “A Feira de Caruaru,” written by Onildo Almeida and sung and immortalized by the beloved Luiz Gonzaga, the King of Baião, within the context in which it was composed in Caruaru in 1956. The song played a significant role not only in promoting the city’s market but also in spreading awareness of Caruaru itself and its culture. Using collage techniques, the project produced 12 illustrative digital collages that seek to revive the memory of the products mentioned in the original lyrics, as validated by the composer, in order to remain faithful to their original contexts. The project's goal was to create an immersive experience aligned with the culture of the time for products that are no longer commonly found at today’s market or that no longer form part of its visitors' typical repertoire, whether due to differences in pronunciation/spelling or cultural changes. To achieve this, the project also leveraged artificial intelligence to generate human characters that interact with these products and their contexts. The design process was based on Bruno Munari’s method, which the author adapted to fit the specific nature of this work. Keywords: Graphic Design; Digital Collages; Caruaru Market; Onildo Almeida; Artificial Intelligence pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Outros::Desenho de Projetospt_BR
dc.degree.departament::(CAA-ND) - Núcleo de Design e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Designpt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0009-0008-0846-4885pt_BR
Aparece nas coleções:(CAA-ND): TCC - Design

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Carmem Lucia Bandim de Almeida - Attena.pdfCorrigido9,13 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons