Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58313

Compartilhe esta página

Título: Aplicação de um sistema de recomendação para ambientes virtuais de aprendizagem
Autor(es): Damasceno, Leandro Andrade
Palavras-chave: Sistemas de Recomendação; Filtragem Colaborativa; Filtragem Baseada em Conteúdo; Filtragem Híbrida; Machine Learning
Data do documento: 18-Out-2024
Citação: DAMASCENO, Leandro Andrade. Aplicação de um sistema de recomendação para ambientes virtuais de aprendizagem. 2024. 67 f. TCC (Graduação) - Curso de Ciência da Computação, Centro de Informática, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: Com o avanço da tecnologia nos dias atuais, hábitos do cotidiano têm passado por uma série de mudanças em cada área da vida, uma dessas áreas é a área educativa. Alunos e professores se viram numa situação de necessidade de se ambientar em plataformas virtuais de ensino. Além disso, existe a necessidade de que alunos recebam feedbacks personalizados das aulas, uma vez que, devido à correria do dia a dia dos professores não seria possível obtê-los. Nesse contexto, a ideia de um sistema de recomendação se destaca, pois é fundamental em uma plataforma de aprendizagem, ajudando desempenho de alunos e professores, filtrando conteúdos de interesse ao usuário, pois há um amplo volume de recursos. Nesse trabalho será visto os conceitos e as principais técnicas e algoritmos de filtragem de informação com aplicações na recomendação de recursos digitais educacionais, com o propósito de aplicação em um usuário usando uma base de dados de exemplo com tecnologia Python e alguns de machine learning.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58313
Aparece nas coleções:(TCC) - Ciência da Computação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Leandro Andrade Damasceno.pdf1,82 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons