Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58254

Compartilhe esta página

Título: Implementação da espectrometria de absorção atômica com vapor frio para a determinação de mercúrio total em sangue humano
Autor(es): PEREIRA NETO, Alberto
Palavras-chave: CVAAS; Biomarcador; Hg; Sangue
Data do documento: 15-Set-2023
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: PEREIRA NETO, Alberto. Implementação da espectrometria de absorção atômica com vapor frio para a determinação de mercúrio total em sangue humano. 2023. Dissertação (Mestrado em Tecnologias Energéticas e Nucleares) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: Alterações químicas em amostras de sangue de indivíduos podem estar relacionadas à comorbidade ou a exposição a substâncias tóxicas. Dentre os elementos químicos, mercúrio ao promover toxidade aos sistemas cardíaco e nervoso. Atualmente, os seus níveis de concentração crescem decorrente de ações antropogênicas e por emissões naturais, por isso a quantificação do Hg em sangue humano pode atuar como biomarcador de doenças, o que demanda uma técnica analítica altamente sensível como a Espectrometria de Absorção Atômica com Vapor Frio - CVAAS. Assim, esse trabalho teve como objetivo a implementação de um método para a determinação mercúrio total em sangue humano, assegurando-se da qualidade do procedimento analítico por meio de ensaio de recuperação com amostras dopadas e aplicando-se o método para quantificar o elemento químico em soluções de amostras cedidas. A rotina de determinação foi estabelecida a partir da modificação do meio químico a partir de soluções de ácido clorídrico e de hidroxilamina, incluindo a preparação de diversos brancos analíticos para a estimativa de limites de detecção e de quantificação. O ensaio de recuperação consistiu na dopagem de amostra de sangue com solução de Hg 0,6 μg L-1. O limite de detecção e quantificação foram 0,3 μg L-1 e 2,9 μg L-1, respectivamente, enquanto a recuperação média obtida foi 84%, indicando que o presente estudo de implementar CVAAS para a determinação de mercúrio em sangue humano. Os valores determinados estiveram entre 2,9 μg L-1 e 42, 8 μg L-1 nas amostras de sangue humano. De acordo com os resultados foi aplicado um tratamento químico adequado nas amostras; brancos analíticos garantiram confiabilidade metodológica, e o ensaio de recuperação possibilitou um método alternativo a validação do método. Mais ainda, recomenda-se uma futura investigação das concentrações de Hg das amostras testes de sangue humano. Pois foram encontrados valores estar cerca de 29 vezes superiores aos valores de referência encontrados na literatura.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58254
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Tecnologias Energéticas e Nucleares

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Alberto Pereira Neto.pdf1,69 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons