Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58117

Compartilhe esta página

Título: Redescrição do caranguejo ervilha Austinixa leptodactyla (Coelho, 1997) (Decapoda: Brachyura, Pinnotheridae) do Atlântico Sul Ocidental
Autor(es): EUGENIO, Amaury de Oliveira
Palavras-chave: Atlântico Ocidental; Brasil; Simbionte; Sinonimização; Taxonomia
Data do documento: 22-Jul-2024
Citação: OLIVEIRA, Amaury. Redescrição do caranguejo ervilha Austinixa leptodactyla (Coelho, 1997) (Decapoda: Brachyura, Pinnotheridae) do Atlântico Sul Ocidental. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Ciências Biológicas Bacharelado) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: O gênero Austinixa (Brachyura, Pinnotheridae), agrupa a uma série de organismos conhecidos como caranguejos-ervilha devido a seu pequeno tamanho e a presença de um corpo com uma superfície escassamente ornamentada. Este gênero está atualmente representado por 13 espécies as quais são exclusivas da costa americana. No Brasil, destaca-se a presença de três espécies de Austinixa, a seguir, A. aidae (Righi, 1967), A. leptodactyla (Coelho, 1997) e A. patagoniensis (Rathbun, 1918), com A. leptodactyla sendo considerada até agora a única espécie endêmica do gênero Austinixa da costa brasileira. A descrição original de A. leptodactyla é incompleta, tanto em conteúdo como em ilustrações científicas, o que dificulta qualquer tipo de comparação com outros congêneres. Aqui é apresentada uma completa redescrição do caranguejo-ervilha A. leptodactyla a partir do material tipo e outros espécimes depositados no Museu de Oceanografia Prof. Petrônio Alves Coelho, assim como material fresco coletado na localidade-tipo e outros locais da região nordeste do Brasil. De forma paralela, uma análise comparativa entre o material examinado de A. leptodactyla e o material tipo de Austinixa roblesi Palacios Thiel & Felder, 2020 da costa do Belize, revelou que esta última espécie é similar a A. leptodactyla e que, portanto, deve ser considerada uma sinonímia júnior deste último. Por fim, esta obra fornece uma chave para identificação de todas as espécies atuais do gênero Austinixa.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58117
Aparece nas coleções:(CB) - TCC - Ciências Biológicas (Bacharelado)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Amaury de Oliveira Eugenio.pdf690,49 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons