Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58111

Compartilhe esta página

Título: Investigação da atividade anticâncer in vitro e predição toxicológica de compostos 2-amino-tiofenos frente a câncer de mama humano
Autor(es): SANTOS, Nara de Melo
Palavras-chave: Tiofeno; Genotoxicidade; Antitumoral; Migração celular
Data do documento: 30-Ago-2024
Citação: SANTOS, Nara de Melo. Investigação da atividade anticâncer in vitro e predição toxicológica de compostos 2-amino-tiofenos frente a câncer de mama humano. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: O câncer de mama é um problema de saúde global, que afeta predominantemente as mulheres, com menor incidência nos homens. Atualmente, a resistência à quimioterapia e os efeitos colaterais dos fármacos antineoplásicos são obstáculos no tratamento de pacientes com câncer de mama. Assim, surge a necessidade de novos fármacos com maior potencial terapêutico e baixos efeitos tóxicos. Neste cenário, os 2-amino-tiofênicos são promissores, por serem objeto de diversos estudos devido às suas atividades antitumorais. O presente estudo teve por finalidade avaliar o potencial anticâncer contra linhagem de células de câncer de mama e realizar predições toxicológicas de sete derivados 2-amino-tiofênicos. Inicialmente, foi avaliado o efeito citotóxico e índice de seletividade dos sete derivados contra a linhagem tumoral de adenocarcinoma mamário (MCF-7) e normal (L-929). Em seguida, foram feitas análises morfológicas, ensaio clonogênico e ensaio de migração celular por meio de abordagens in vitro, a fim de evidenciar alterações celulares, capacidade das células de inibir a formação de colônias e a capacidade de inibir a migração celular, respectivamente. Posteriormente, a predição das propriedades toxicológicas dos compostos foi analisada in silico através da plataforma ProTox. Os resultados demonstraram que os compostos 5CN09 e TN5 apresentaram atividade antitumoral frente à linhagem tumoral MCF-7. O composto TN5 apresentou IC50 de 4,08 µg/mL e SI de 6,1, enquanto o 5CN09 teve uma IC50 de 8,68 µg/mL e SI de 2,9. Após as análises morfológicas, TN5 gerou abundante multinucleação nas células nas concentrações testadas e 5CN09 induziu a formação de micronúcleos e brotos celulares. Os compostos TN5 e 5CN09 apresentaram efeitos na inibição da proliferação celular no ensaio clonogênico, e diminuição da migração celular na linhagem MCF-7. Nos estudos in silico, as moléculas 5CN09 e TN5 mostraram baixa toxicidade aguda, contudo foi alertado acerca da possível hepatotoxicidade, e/ou toxicidade clínica. Portanto, nossos resultados demonstram que 5CN09 e TN5 apresentaram citotoxicidade para MCF-7, com alterações morfológicas indicativas de danos ao DNA, estresse oxidativo e/ou parada do ciclo celular, além de diminuírem a formação de colônias e migração celular. Os compostos apresentaram seletividade para MCF-7. Apesar da previsão de hepatotoxicidade, mais estudos são necessários para avaliar sua segurança clínica e elucidar os mecanismos de ação desses compostos.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58111
Aparece nas coleções:(CB) - TCC - Ciências Biológicas (Bacharelado)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Nara de Melo Santos.pdf
  Item embargado até 2025-10-18
1,95 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Item embargado


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons