Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58099

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorCORDEIRO, Ana Augusta-
dc.contributor.authorSANTANA, Ingleithy Josineide-
dc.date.accessioned2024-10-21T11:39:09Z-
dc.date.available2024-10-21T11:39:09Z-
dc.date.issued2024-03-07-
dc.date.submitted2024-10-15-
dc.identifier.citationSANTANA, Ingleithy Josineide. Avaliação da Hipersensibilidade auditiva em crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista: uma revisão integrativa. 2024. Trabalho de conclusão de Curso ( Bacharelado em Fonoaudiologia)- Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58099-
dc.description.abstractIntrodução: Indivíduos com Transtorno do Espectro Autista podem apresentar prejuízos na comunicação, comportamento e interação social. Além disso, alguns apresentam alteração no processamento sensorial com respostas atípicas às informações dos sentidos, como, por exemplo, a hipersensibilidade aos sons. Objetivo: descrever os métodos de avaliação da hipersensibilidade auditiva utilizados em bebês, crianças e/ou adolescentes com Transtorno do Espectro Autista, através da revisão integrativa. Síntese de Dados: O estudo foi realizado com a estratégia PVO, nos meses de junho e julho de 2023, com chave de busca: “Infant” OR "Child" OR "Adolescent” AND “Autism Spectrum Disorder” AND “Hyperacusis" OR “Hyperacuses” OR "Hearing” em 11 bases de dados. Resultados: Foram identificados 7.071 estudos, após leitura de títulos e resumo, foram selecionados 59, sendo 30 duplicatas dos quais 29 foram lidos na íntegra. Ao final, 10 artigos foram incluídos na revisão. A maioria dos estudos realizou exames audiológicos, e quatro associaram a questionário. Sendo o questionário Perfil Sensorial e o exame Emissões Otoacústicas mais frequente, seguido do Potencial Evocado Auditivo de Tronco Encefálico e Imitanciometria. Os sons que causam mais incômodo são: sons de forte intensidade de modo geral, como aspirador de pó e secador de cabelo. A reação emocional mais comum foi o choro e as reações físicas, tapar os ouvidos e fugir. Conclusão: Percebeu-se que a maioria dos estudos relatados nesta revisão demonstram que para a investigação da hipersensibilidade auditiva, podem ser utilizados tanto questionários como exames auditivos em crianças e adolescentes com TEA. tornando-se necessário a realização de mais estudos sobre a temática, uma vez que não foi encontrada uma forma padronizada para a avaliação da hipersensibilidade auditiva.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectTranstorno do Espectro Autistapt_BR
dc.subjectHipersensibilidade auditivapt_BR
dc.subjectAudiçãopt_BR
dc.titleAvaliação da Hipersensibilidade auditiva em crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista: uma revisão integrativapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coBRITTO, Diana Babini Lapa de Albuquerque-
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5574376498697486pt_BR
dc.description.abstractxIntroduction: Individuals with Autism Spectrum Disorder may present impairments in communication, behavior and social interaction. In addition, some present alterations in sensory processing with atypical responses to information from the senses, such as hypersensitivity to sounds. Objective: to describe the methods of assessing auditory hypersensitivity used in infants, children and/or adolescents with Autism Spectrum Disorder, through an integrative review. Data Synthesis: The study was carried out using the PVO strategy, in June and July 2023, with the search key: “Infant” OR "Child" OR "Adolescent" AND “Autism Spectrum Disorder” AND “Hyperacusis" OR “Hyperacuses” OR "Hearing” in 11 databases. Results: A total of 7,071 studies were identified. After reading the titles and abstracts, 59 were selected, 30 of which were duplicates, of which 29 were read in full. In the end, 10 articles were included in the review. Most of the studies performed audiological exams, and four associated them with a questionnaire. The Sensory Profile questionnaire and the Otoacoustic Emissions exam were the most frequent, followed by the Brainstem Auditory Evoked Potential and Imitanciometry. The sounds that cause the most discomfort are: sounds of high intensity in general, such as vacuum cleaners and hair dryers. The most common emotional reaction was crying. and physical reactions, covering the ears and running away. Conclusion: It was noted that most of the studies reported in this review demonstrate that both questionnaires and hearing tests can be used to investigate auditory hypersensitivity in children and adolescents with ASD. Making it necessary to carry out further studies on the subject, since a standardized way to assess auditory hypersensitivity has not been found.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências da Saúde::Fonoaudiologiapt_BR
dc.degree.departament::(CCS-DFN) - Departamento de Fonoaudiologiapt_BR
dc.degree.graduation::CCS-Curso de Fonoaudiologiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0009-0003-6194-4486pt_BR
Aparece en las colecciones: (TCC) - Fonoaudiologia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Avaliação da Hipersensibilidade auditiva em crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista uma revisão integrativa.pdf
  Artículo embargado hasta 2025-10-22
291,6 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir     Item embargoed


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons