Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57916

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCOSTA, André dos Santos-
dc.contributor.authorARAUJO, Anny Carolynne Cunha de-
dc.date.accessioned2024-10-01T12:30:12Z-
dc.date.available2024-10-01T12:30:12Z-
dc.date.issued2023-05-03-
dc.date.submitted2024-10-01-
dc.identifier.citationARAUJO, Anny. Aprendizagem, desenvolvimento cognitivo e esportes coletivos. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Educação Física - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57916-
dc.description.abstractEssa revisão narrativa tem como objetivo trazer temáticas atuais sobre a aprendizagem, desenvolvimento cognitivo e esportes coletivos e como os mesmos se relacionam, trazendo uma perspectiva da visão docente e sua importância no processo de planejamento das aulas para haver um melhor desenvolvimento cognitivo através das práticas de atividades físicas. Dessa forma, esse estudo busca ampliar os conhecimentos sobre as questões abordadas e qual a sua importância para o processo de ensino e aprendizagem. Os métodos de buscas utilizados na pesquisa foram fontes bibliográficas, encontradas no Scielo, Google Acadêmico e Periódicos CAPES. Em suma, esta revisão narrativa destaca a interseção entre aprendizagem, desenvolvimento cognitivo e participação em esportes coletivos, sob a ótica do professor, evidenciando a importância de uma abordagem pedagógica holística que integre o movimento e a prática de exercícios, obtendo assim uma melhoria no desenvolvimento cognitivo dos alunos.pt_BR
dc.format.extent23p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectaprendizagempt_BR
dc.subjectdesenvolvimento cognitivopt_BR
dc.subjectesportes coletivospt_BR
dc.titleAprendizagem, desenvolvimento cognitivo e esportes coletivos: uma revisão narrativapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9846819271734920pt_BR
dc.description.abstractxThis narrative review aims to bring current themes about learning, cognitive development and team sports and how they are related, bringing a perspective of the teaching view and its importance in the process of planning classes to have a better cognitive development through practices of physical activities. Thus, this study seeks to expand knowledge about the issues addressed and what is their importance for the teaching and learning process. The search methods used in the research were bibliographic sources, found on Scielo, Google Scholar and CAPES Periodicals. In short, this narrative review highlights the intersection between learning, cognitive development and participation in team sports, from the teacher's perspective, highlighting the importance of a holistic pedagogical approach that integrates movement and exercise practice, thus achieving an improvement in development students' cognitive abilitiespt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências da Saúde::Educação Físicapt_BR
dc.degree.departament::(CCS-DEF) - Departamento de Educação Físicapt_BR
dc.degree.graduation::CCS-Curso de Educação Física (Licenciatura)pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Educação Física (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARAÚJO, Anny TCC.docx.pdf551,61 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons