Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57909
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Caribé, Yuri Jivago Amorim | - |
dc.contributor.author | Batista, Nycole Dafne de Araújo | - |
dc.date.accessioned | 2024-09-30T17:17:07Z | - |
dc.date.available | 2024-09-30T17:17:07Z | - |
dc.date.issued | 2024-09-23 | - |
dc.date.submitted | 2024-09-29 | - |
dc.identifier.citation | Batista, Nycole Dafne de Araújo. As "mulheres de conforto" em Herdeiras do Mar (2020): uma reflexão sobre gênero, classe e etnia. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Letras Português - Licenciatura) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57909 | - |
dc.description.abstract | A literatura propõe uma representação social e histórica de uma realidade que ela às vezes confirma, noutras nega, ora propõe, ora denuncia, às vezes apoia e outra hora combate. Através de diversos formatos linguísticos e imagéticos, a literatura inclui emoções e visões de mundo, registrando e interpretando o presente, reconstruindo o passado e inventando o futuro. A partir disso, o presente trabalho propõe uma análise das categorias de gênero, classe e etnia presentes no caso das "mulheres de conforto", tema abordado no romance Herdeiras do Mar (2020), através das teorias decoloniais. A pesquisa tem caráter qualitativo e bibliográfico, tendo como principais teóricos os autores Aníbal Quijano (2008; 2010) e María Lugones (2007; 2014); Ariel Parrilha (2022), Julia Okamoto (2013) e Tatiana Azenha (2018); Borges (2010) e Rosani Umbach (2010); e por fim Almeida (2011) e Prates e Lopes (2020). A partir das análises realizadas, podemos concluir que as categorias de gênero, classe e etnia se fazem presentes no caso das “mulheres de conforto” no romance literário Herdeiras do Mar (2020), justificando, assim, a condição de escravidão sexual imposta a estas mulheres. Além disso, pensando no contexto de ocorrência e nos desdobramentos que ocorrem até a atualidade, sugerimos utilizar o romance em aulas de literatura da Educação Básica como uma forma de abordar temáticas sensíveis e que estão presentes na realidade brasileira. | pt_BR |
dc.format.extent | 22p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Mulheres de conforto | pt_BR |
dc.subject | Herdeiras do Mar | pt_BR |
dc.subject | Estudos de Gênero | pt_BR |
dc.title | As "mulheres de conforto" em Herdeiras do Mar (2020): uma reflexão sobre gênero, classe e etnia | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/5833099313235488 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/7155829715636124 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Literature proposes a social and historical representation of a reality that it sometimes confirms, sometimes denies, sometimes proposes, sometimes denounces, sometimes supports and sometimes combats. Through various linguistic and imagery formats, literature includes emotions and worldviews, recording and interpreting the present, reconstructing the past and inventing the future. Based on this, this work proposes an analysis of the categories of gender, class and ethnicity present in the case of "comfort women", a theme addressed in the novel White Chrysanthemum (2018), through some Decolonial Theories. The research is qualitative and bibliographical, with the main theorists being the authors Aníbal Quijano (2008; 2010) and María Lugones (2007; 2014); Ariel Parrilha (2022), Julia Okamoto (2013) and Tatiana Azenha (2018); Borges (2010) and Rosani Umbach (2010); and finally Almeida (2011) and Prates and Lopes (2020). Based on the analyses, we conclude that the categories of gender, class and ethnicity are present in the case of the “comfort women” in the literary novel White Chrysanthemum (2018), thus justifying the condition of sexual slavery imposed on these women. Furthermore, considering the context in which it occurred and the developments that have occurred to this day, we suggest using that novel in literature classes from high school in Brazil as a way of addressing sensitive topics that are present in the Brazilian reality. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Lingüística, Letras e Artes::Letras | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAC-DL) - Departamento de Letras | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAC-Curso de Letras – Licenciatura em Português | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | (TCC) - Letras - Português |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - NYCOLE DAFNE DE ARAUJO BATISTA.pdf | 210,03 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons