Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57909

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorCaribé, Yuri Jivago Amorim-
dc.contributor.authorBatista, Nycole Dafne de Araújo-
dc.date.accessioned2024-09-30T17:17:07Z-
dc.date.available2024-09-30T17:17:07Z-
dc.date.issued2024-09-23-
dc.date.submitted2024-09-29-
dc.identifier.citationBatista, Nycole Dafne de Araújo. As "mulheres de conforto" em Herdeiras do Mar (2020): uma reflexão sobre gênero, classe e etnia. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Letras Português - Licenciatura) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57909-
dc.description.abstractA literatura propõe uma representação social e histórica de uma realidade que ela às vezes confirma, noutras nega, ora propõe, ora denuncia, às vezes apoia e outra hora combate. Através de diversos formatos linguísticos e imagéticos, a literatura inclui emoções e visões de mundo, registrando e interpretando o presente, reconstruindo o passado e inventando o futuro. A partir disso, o presente trabalho propõe uma análise das categorias de gênero, classe e etnia presentes no caso das "mulheres de conforto", tema abordado no romance Herdeiras do Mar (2020), através das teorias decoloniais. A pesquisa tem caráter qualitativo e bibliográfico, tendo como principais teóricos os autores Aníbal Quijano (2008; 2010) e María Lugones (2007; 2014); Ariel Parrilha (2022), Julia Okamoto (2013) e Tatiana Azenha (2018); Borges (2010) e Rosani Umbach (2010); e por fim Almeida (2011) e Prates e Lopes (2020). A partir das análises realizadas, podemos concluir que as categorias de gênero, classe e etnia se fazem presentes no caso das “mulheres de conforto” no romance literário Herdeiras do Mar (2020), justificando, assim, a condição de escravidão sexual imposta a estas mulheres. Além disso, pensando no contexto de ocorrência e nos desdobramentos que ocorrem até a atualidade, sugerimos utilizar o romance em aulas de literatura da Educação Básica como uma forma de abordar temáticas sensíveis e que estão presentes na realidade brasileira.pt_BR
dc.format.extent22p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMulheres de confortopt_BR
dc.subjectHerdeiras do Marpt_BR
dc.subjectEstudos de Gêneropt_BR
dc.titleAs "mulheres de conforto" em Herdeiras do Mar (2020): uma reflexão sobre gênero, classe e etniapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5833099313235488pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7155829715636124pt_BR
dc.description.abstractxLiterature proposes a social and historical representation of a reality that it sometimes confirms, sometimes denies, sometimes proposes, sometimes denounces, sometimes supports and sometimes combats. Through various linguistic and imagery formats, literature includes emotions and worldviews, recording and interpreting the present, reconstructing the past and inventing the future. Based on this, this work proposes an analysis of the categories of gender, class and ethnicity present in the case of "comfort women", a theme addressed in the novel White Chrysanthemum (2018), through some Decolonial Theories. The research is qualitative and bibliographical, with the main theorists being the authors Aníbal Quijano (2008; 2010) and María Lugones (2007; 2014); Ariel Parrilha (2022), Julia Okamoto (2013) and Tatiana Azenha (2018); Borges (2010) and Rosani Umbach (2010); and finally Almeida (2011) and Prates and Lopes (2020). Based on the analyses, we conclude that the categories of gender, class and ethnicity are present in the case of the “comfort women” in the literary novel White Chrysanthemum (2018), thus justifying the condition of sexual slavery imposed on these women. Furthermore, considering the context in which it occurred and the developments that have occurred to this day, we suggest using that novel in literature classes from high school in Brazil as a way of addressing sensitive topics that are present in the Brazilian reality.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Lingüística, Letras e Artes::Letraspt_BR
dc.degree.departament::(CAC-DL) - Departamento de Letraspt_BR
dc.degree.graduation::CAC-Curso de Letras – Licenciatura em Portuguêspt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece en las colecciones: (TCC) - Letras - Português

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC - NYCOLE DAFNE DE ARAUJO BATISTA.pdf210,03 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons