Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57880
Compartilhe esta página
Título: | El tratamiento del error en la clase de ELE y su relación con la ansiedad |
Autor(es): | Oliveira, Maria Iris da Silva Oliveira |
Palavras-chave: | Corrección de errores; afectividad; estrategias pedagógicas.; ansiedad lingüística; enseñanza de español como lengua extranjera (ELE) |
Data do documento: | 9-Set-2024 |
Citação: | OLIVEIRA, Maria Iris da Silva. El tratamiento del error en la clase de ELE y su relación con la ansiedad. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Letras Espanhol- Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. |
Abstract: | Considerando o tratamento dos erros no ensino de espanhol como língua estrangeira (ELE), este trabalho ressalta a importância de investigar a relação entre a correção de erros e a ansiedade dos estudantes de ELE. Compreender esta relação é crucial, pois a ansiedade pode ter um impacto significativo na aprendizagem e no desempenho dos alunos em sala de aula. Portanto, o objetivo principal do estudo foi investigar as relações entre o tratamento do erro pelos professores e a ansiedade dos alunos. Foram identificados diversos enfoques na correção de erros, desde a correção imediata e pública até métodos mais sensíveis como a retroalimentação positiva. A pesquisa adotou uma metodologia de revisão bibliográfica qualitativa e descritiva para analisar estudos relevantes desde 2015 até o presente, utilizando bases de dados acadêmicas como Scopus, Web of Science e Google Scholar, citando pesquisas importantes de Andreou et al. (2016), Cordeiro (2018), Brancaleone (2021), Bello Ericsson (2021), Ccoicca Gutiérrez (2021) e Ferreira, Elejalde e Vine (2014). Os estudos revisados revelaram que a forma como os erros são tratados pode ter um impacto significativo na ansiedade linguística dos estudantes, afetando tanto sua confiança quanto sua participação no aprendizado do espanhol. Os resultados destacaram a importância de adaptar as estratégias de correção de erros para minimizar a ansiedade. A pesquisa sublinhou a eficácia da retroalimentação positiva e o equilíbrio entre a correção de erros e o apoio emocional para criar um ambiente de aprendizado mais positivo e menos ansioso. Este estudo contribui para o desenvolvimento de práticas pedagógicas mais eficazes no ensino de ELE ao focar em como a correção de erros pode ser gerida para reduzir a ansiedade dos alunos, promovendo um aprendizado mais inclusivo e bem-sucedido no campo da educação linguística. Palavras-Chave: Correção de erros, afetividade, ansiedade linguística, ensino de espanhol como língua estrangeira (ELE), estratégias pedagógicas |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57880 |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Letras - Espanhol |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_Maria_Iris_da_Silva_Oliveira.pdf | 10,62 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons