Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57846

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorDUARTE, Marina Dantas de Oliveira-
dc.contributor.authorSILVA, Isayelle Emille da-
dc.date.accessioned2024-09-20T12:25:35Z-
dc.date.available2024-09-20T12:25:35Z-
dc.date.issued2024-08-07-
dc.date.submitted2024-09-17-
dc.identifier.citationSILVA, Isayelle Emille da. Inovação e Servitização: repensar modelos de negócio focado em manufatura utilizando a metodologia value focused thinking. 2024. 39 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia de Produção, Núcleo de Tecnologia, Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57846-
dc.description.abstractEm decorrência do mercado e pelos benefícios associado, as empresas estão mudando o seu modelo de negócio de bens tangíveis para fornecedor de soluções completas. Essa transição é conhecida como Servitização, a mudança de uma empresa de manufatura para serviços, que exige uma transformação organizacional holística. Com isso, as organizações precisam adquirir novas habilidades inovadoras de serviço para competir com sucesso nesse novo modelo de negócio. Este estudo investiga como o Value Focused Thinking pode auxiliar na transição de empresas de manufatura para a servitização, através de um estudo de caso em uma organização brasileira de grande porte. O Value Focused Thinking é uma metodologia de estruturação de problemas que enfatiza a identificação de valores para guiar o processo de decisão. Através de uma entrevista semiestruturada, foram identificados três objetivos fundamentais e vinte e três objetivos meio, relacionados em uma rede de objetivos meio-fim. Os resultados mostraram que a melhoria da rentabilidade do negócio, a operação de excelência e a qualidade dos produtos são os objetivos fundamentais que a empresa busca para implementar com sucesso a servitização na organização. O estudo contribui com uma aplicação prática relevante no contexto brasileiro da implementação da servitização como um novo modelo de negócio.pt_BR
dc.format.extent39p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectServitizaçãopt_BR
dc.subjectValue Focused Thinking (VFT)pt_BR
dc.subjectManufaturapt_BR
dc.subjectModelo de negóciopt_BR
dc.titleInovação e servitização: repensar modelos de negócio focado em manufatura utilizando a metodologia Value Focused Thinking.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6569349221603509pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7739692005673095pt_BR
dc.description.abstractxDue to the market and the associated benefits, companies are changing their business model from providing tangible goods to providing complete solutions. This transition is known as Servitization, the shift from a manufacturing company to a service company, which requires a holistic organizational transformation. Therefore, organizations need to acquire new innovative service capabilities to compete successfully in this new business model. This study investigates how Value Focused Thinking can assist in the transition of manufacturing companies to servitization, through a case study in a large Brazilian organization. Value Focused Thinking is a problem-structuring methodology that emphasizes the identification of values to guide the decision-making process. Through a semi-structured interview, three fundamental objectives and twenty-three means objectives were identified, related in a network of means-end objectives. The results showed that improving business profitability, excellent operations and product quality are the fundamental objectives that the company seeks to successfully implement servitization in the organization. The study contributes with a relevant practical application in the Brazilian context of the implementation of servitization as a new business model.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Engenharias::Engenharia de Produçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NT) - Núcleo de Tecnologiapt_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Engenharia de Produçãopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC- Engenharia de Produção - Bacharelado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Isayelle Emille da Silva.pdf783,48 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons