Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57844

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSILVA, Mariana Batista da-
dc.contributor.authorARAÚJO, Lidyanne Costa de-
dc.date.accessioned2024-09-19T19:10:20Z-
dc.date.available2024-09-19T19:10:20Z-
dc.date.issued2024-03-07-
dc.identifier.citationARAUJO, Lidyanne Costa de. Ter PMU, que diferença faz? Avaliação do impacto dos Planos de Mobilidade Urbana sob a ótica da sustentabilidade ambiental e de redução de acidentes de transporte. 2024. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57844-
dc.description.abstractEsta pesquisa busca identificar se os municípios com Plano de Mobilidade Urbana (PMU) - instrumento de efetivação da Política Nacional de Mobilidade Urbana (PNMU) - apresentaram algum impacto de melhoria nos indicadores de mobilidade urbana sob a ótica dos acidentes de trânsito e da sustentabilidade ambiental. Esses temas estão relacionados, por sua vez, às diretrizes da referida política pública e à Agenda 2030 da ONU. Tendo passado um pouco mais de 10 anos da edição da PNMU, realizou-se uma avaliação ex post da PNMU para desvendar qual o impacto que a elaboração dos Planos de Mobilidade Urbana dos municípios proporcionou nos indicadores de sustentabilidade ambiental e de acidentes de transporte. A partir do levantamento realizado pelo Ministério das Cidades, sobre o status de elaboração dos PMU’s e dos indicadores para monitoramento e avaliação da efetividade da PNMU, foram examinados os municípios brasileiros obrigados a elaborarem o PMU no momento pré (2010) e pós tratamento (2019), haja vista que a exigência legal para elaboração dos planos iniciou-se a partir de 2012. O desenho de pesquisa combina análise exploratória de dados e estatística descritiva com o estimador econométrico de diferenças em diferenças (diff in diff), utilizando ainda variáveis de controle para robustez dos resultados. Os resultados não identificaram efeito estatisticamente significativo, ou seja, não é possível inferir que a elaboração do PMU tenha feito diferença na mobilidade urbana para mitigar as externalidades negativas de emissão de poluentes e de acidentes de transportes (mortes e feridos) e aumentar percentual de energia renovável no transporte terrestre. Esses resultados, no entanto, frutos de uma avaliação da PNMU, são úteis para auxiliar o processo de tomada de decisão ao longo da sua execução, realocar melhor os recursos disponíveis e corrigir possíveis erros cometidos na fase de implementação da referida política pública.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPlano de Mobilidade Urbanapt_BR
dc.subjectavaliação ex postpt_BR
dc.subjectsustentabilidade ambientalpt_BR
dc.subjectacidentes de transportept_BR
dc.titleTer PMU, que diferença faz? Avaliação do impacto dos Planos de Mobilidade Urbana sob a ótica da sustentabilidade ambiental e de redução de acidentes de transportept_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3622580874589445pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5144800413272494pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Politicas Publicaspt_BR
dc.description.abstractxThis research aims to identify whether municipalities with a Urban Mobility Plan (UMP) - an instrument for implementing the National Urban Mobility Policy (NUMP) - have shown any impact on improving urban mobility indicators from the perspective of traffic accidents and environmental sustainability. These themes are related, in turn, to the guidelines of the aforementioned public policy and the UN Agenda 2030. After more than 10 years since the NUMP was issued, an ex-post evaluation of the NUMP was carried out to investigate the impact that the elaboration of the Municipal Urban Mobility Plans had on the indicators of environmental sustainability and transportation accidents. Based on the survey carried out by the Ministry of Cities, on the status of elaboration of the UMPs and the indicators for monitoring and evaluating the effectiveness of the NUMP, the Brazilian municipalities obliged to elaborate the UMP at the pre-treatment (2010) and post-treatment (2019) moments were examined, since the legal requirement for the elaboration of the plans started in 2012. The research design combines exploratory data analysis and descriptive statistics with the difference-in-differences (diff-in-diff) econometric estimator, also using control variables for robustness of the results. The results did not identify a statistically significant effect, that is, it is not possible to infer that the elaboration of the UMP has made a difference in urban mobility to mitigate the negative externalities of pollutant emissions and transportation accidents (deaths and injuries) and increase the percentage of renewable energy in land transportation. However, these results, which are the result of an evaluation of the NUMP, are useful to assist the decision-making process throughout its implementation, to better reallocate the available resources and correct possible errors made in the implementation phase of the aforementioned public policy.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Políticas Públicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Lidyanne Costa de Araujo.PDF
  Item embargado até 2026-09-19
1,05 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir    Item embargado


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons