Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57733

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorOLIVEIRA, Débora Priscila Lima de-
dc.contributor.authorSANTOS, Marina Jales dos-
dc.date.accessioned2024-09-13T21:17:41Z-
dc.date.available2024-09-13T21:17:41Z-
dc.date.issued2024-03-20-
dc.date.submitted2024-09-02-
dc.identifier.citationSANTOS, Marina Jales dos. ELABORAÇÃO DE CARTILHA DIDÁTICA AUXILIAR PARA A INCLUSÃO DE ALUNOS AUTISTAS DURANTE AS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA. 2024. TCC (Educação Física Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57733-
dc.description.abstractO Transtorno do Espectro Autista (TEA), conhecido como autismo, é o resultado de alterações físicas e funcionais do cérebro e está relacionado ao desenvolvimento motor, da linguagem e do comportamento. Essas alterações são uma grande problemática enfrentada, pois interferem diretamente no desenvolvimento, na aprendizagem e principalmente na inserção em ambientes escolares de crianças que estão dentro do transtorno. O transtorno se divide em três níveis de acordo com a necessidade e apoio substancial. Uma interessante ciência a ser utilizada como estratégia de inclusão de autistas nas aulas de educação física, é a psicomotricidade, na qual traz diversos benefícios aos alunos. Além de não exigir muitos materiais - constante problemática enfrentada pelos professores, adaptam suas aulas devido a essa escassez. A relação entre educação física e o progresso em dimensões sociocognitivas da criança com autismo se consolida por intermédio de métodos que visam fomentar o crescimento social, emocional e corporal por meio de práticas motoras. A realização deste trabalho está baseada em aumentar o leque de informações, criatividade, como aparato de apoio e busca para profissionais da educação. O objetivo deste estudo é criar uma cartilha educacional com atividades voltadas ao desenvolvimento de habilidades psicomotoras que possam ajudar aos professores/profissionais a incluir alunos autistas nas aulas de educação física. O presente estudo trata-se de um estudo original de modalidade teórica e abordagem qualitativa realizado em duas etapas: Revisão da literatura e elaboração de uma cartilha educativa. A cartilha foi elaborada com base nas habilidades psicomotoras: esquema corporal, equilíbrio, lateralidade, motricidade fina, motricidade global, organização espaço-temporal e tônus muscular, contendo 14 atividades relacionadas a essas habilidades. No documento, é detalhado o passo a passo de cada atividade, os materiais necessários e a faixa etária recomendada para a realização de cada uma delas. A criação da cartilha contribuiu para a formação de saberes voltados para a atuação dos profissionais da educação, assim como para a conscientização da sociedade que compartilha dos mesmos ideais de inclusão.pt_BR
dc.format.extent71p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducação Física Escolarpt_BR
dc.subjectEnsino Fundamental Ipt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectPsicomotricidadept_BR
dc.subjectTranstorno do Espectro Autista.pt_BR
dc.titleELABORAÇÃO DE CARTILHA DIDÁTICA AUXILIAR PARA A INCLUSÃO DE ALUNOS AUTISTAS DURANTE AS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICApt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttps://lattes.cnpq.br/9611083152120065pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6970311957607139pt_BR
dc.description.abstractxAutism Spectrum Disorder (ASD), known as autism, is the result of physical and functional changes in the brain and is related to motor, language and behavioral development. These changes are a major problem faced, as they directly interfere with the development, learning and especially the inclusion in school environments of children who have the disorder. The disorder is divided into three levels according to the need for substantial support. An interesting science to be used as a strategy for including autistic people in Physical Education classes is Psychomotricity, which brings several benefits to students. In addition to not requiring many materials, which is one of the biggest difficulties reported and faced by teachers, needing to adapt classes in the face of this shortage. The relationship between Physical Education and progress in socio-cognitive dimensions of children with autism is consolidated through methods that aim to encourage social, emotional and bodily growth through motor practices. Carrying out this work is based on increasing the range of information, creativity, as a support and search apparatus for education professionals. The objective of this study is to create an educational booklet with activities aimed at developing psychomotor skills that can help teachers/professionals to include autistic students in Physical Education classes. The present study is an original study with a theoretical modality and a qualitative approach carried out in two stages: Literature review and preparation of an educational booklet. The booklet was created based on psychomotor skills: body layout, balance, laterality, fine motor skills, global motor skills, spatio-temporal organization and muscle tone, containing 14 activities related to these skills. The document details the step-by-step instructions for each activity, the necessary materials and the recommended age range for carrying out each activity. The creation of the booklet contributes to the formation of knowledge aimed at the activities of education professionals, as well as to the awareness of society that shares the same ideals of inclusion.pt_BR
dc.degree.departament::(CCS-DEF) - Departamento de Educação Físicapt_BR
dc.degree.graduation::CCS-Curso de Educação Física (Licenciatura)pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece en las colecciones: (TCC) - Educação Física (Licenciatura)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC - Marina Jales dos Santos.pdf7,18 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons