Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57698
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SCHABBACH, Virgínia Maria | - |
dc.contributor.author | MERGULHÃO, Guilherme Natan de Jesus | - |
dc.date.accessioned | 2024-09-11T13:29:17Z | - |
dc.date.available | 2024-09-11T13:29:17Z | - |
dc.date.issued | 2024-03-19 | - |
dc.date.submitted | 2024-04-13 | - |
dc.identifier.citation | MERGULHÃO, Guilherme Natan de Jesus. Uma lâmina que dilacera: o processo de montagem do espetáculo Navalha na Carne a partir da perspectiva do aluno-encenador. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Teatro - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57698 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho reflete sobre o processo de montagem da peça Navalha na Carne, escrita por Plínio Marcos em 1967, adaptada e dirigida em 2023 por Guilherme Mergulhão, estudante de Teatro da Universidade Federal de Pernambuco, para a disciplina Laboratório de Encenação. Por meio de uma escrita performativa, o autor busca: dissertar brevemente sobre a vida e obra do dramaturgo; apresentar um estudo sobre as personagens e os impactos sociais do texto Navalha na Carne; e compreender, por meio de um relato de experiência, como se deu a montagem do espetáculo e como foi desenvolvido o seu processo de direção. São traçados paralelos entre suas práticas na sala de ensaio e os escritos de Torres Neto (2021), Salles (2011) e Bogart (2011). A metodologia usada nesta monografia é de caráter exploratório e de relato de experiência, partindo da reunião e análise de registros relacionados à obra. Dentre os vestígios evocados pelo autor, destacam-se trechos de escritos sobre o processo, imagens dos ensaios e das apresentações da peça, anotações e fragmentos do caderno de direção. A pesquisa é, portanto, pertencente ao campo de discussão sobre processos de criação artística que Salles (2011) arquiteta: a crítica genética. | pt_BR |
dc.format.extent | 117p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Teatro | pt_BR |
dc.subject | Direção | pt_BR |
dc.subject | Processo de criação | pt_BR |
dc.subject | Navalha na Carne | pt_BR |
dc.title | Uma lâmina que dilacera: o processo de montagem do espetáculo Navalha na Carne a partir da perspectiva do aluno-encenador | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/0661231354533479 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8874256664670797 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This work reflects upon the staging process of the play Navalha na Carne (Razor in the Flesh), written by Plínio Marcos in 1967, adapted and directed in 2023 by Guilherme Mergulhão, Theatre student of the Universidade Federal de Pernambuco, for the subject Laboratório de Encenação. With a performative writing, the author aims to: discuss briefly about the life and work of the playwright; showcase a study about the characters and the social relevance of the play Navalha na Carne; and comprehend, throughout an experience story, how the staging of the play happened and how his directing process was developed. Parallels are traced between his habits in the rehearsal room and the writings of Torres Neto (2021), Salles (2011) and Bogart (2011). The methodology used in this monograph is an experience story, essentially exploratory, based on the reunion of autoethnographics records related to the show. Among the traces evoked by the author, we can highlight pieces of writings about the process, pictures of the rehearsals and the plays’ sessions, notes and fragments of the director’s notebook. The research, therefore, belongs to the area of creative artforms discussion that Salles (2011) analyzes: the crítica genética. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Lingüística, Letras e Artes | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAC-DA) - Departamento de Artes | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAC-Curso de Teatro – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Teatro |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Guilherme Natan de Jesus Mergulhão.pdf | 4,28 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons