Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57646

Compartilhe esta página

Título: Análise do estado de conservação do patrimônio industrial ferroviário através da fotogrametria : o caso da antiga estação ferroviária de Quipapá (PE)
Autor(es): TORRES, Jacqueline Gabriele de Araujo
Palavras-chave: Patrimônio industrial ferroviário; Aerofotogrametria; Arqueologia industrial; Fotogrametria; Mapa de danos
Data do documento: 7-Mar-2024
Citação: TORRES, Jacqueline Gabriele de Araújo. Análise do estado de conservação do patrimônio industrial ferroviário através da fotogrametria: o caso da antiga estação ferroviária de Quipapá (PE). 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arqueologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: O modal de transporte ferroviário, muito utilizado durante o século XX, deixou como legado uma extensa lista de patrimônio industrial ferroviário que, apesar de despertar o interesse de muitos pesquisadores, ainda é pouco explorado a partir de uma perspectiva arqueológica. Pernambuco, que foi o segundo estado brasileiro onde foi instalada uma malha ferroviária, desfrutou do auge do seu uso durante a primeira metade do século passado e vivenciou o declínio na sua segunda metade, chegando ao total desuso durante a década de 1990. Dessa maneira, a presente pesquisa busca apresentar a situação das condições físicas da antiga estação ferroviária do município de Quipapá, localizada na microrregião Zona da Mata Meridional de Pernambuco, tendo como objetivo a realização de uma análise do estado de conservação atual da estação ferroviária partindo do conceito da Arqueologia Industrial e tendo em vista uma futura intervenção para uma possível reutilização. Desta forma, este trabalho foi desenvolvido utilizando a ciência da fotogrametria como ferramenta analítica da arqueologia, tendo como método a pesquisa bibliográfica, documental e cartográfica sobre a estação de Quipapá e sobre uso da aerofotogrametria com o auxílio de um Veículo Aéreo Não Tripulado (VANT). A utilização da fotogrametria na obtenção das informações físicas do edifício e seu entorno, elaboração e preenchimento de ficha de diagnóstico do estado de conservação, e elaboração de mapa de danos, resultando na elaboração uma modelagem 3D da edificação, além de plantas das fachadas e duas plantas baixas, dois mapas de danos da parte externa do edifício e, ainda, foi realizado o mapeamento dos danos internos da estação evidenciando assim a eficácia do processo desenvolvido.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57646
Aparece nas coleções:(TCC) - Arqueologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Jacqueline Gabriele de Araujo Torres.pdf2,62 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons