Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57618

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorBarroso, Maria Aida Falcão Santos-
dc.contributor.authorBarbosa Filho, Gustavo Henrique Ventura-
dc.date.accessioned2024-09-02T19:00:26Z-
dc.date.available2024-09-02T19:00:26Z-
dc.date.issued2022-02-01-
dc.date.submitted2024-08-02-
dc.identifier.citationBARBOSA FILHO, Gustavo Henrique Ventura. PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM NO CANTO CORAL AMADOR: revisão bibliográfica sobre a prática e o papel do regente. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Música) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57618-
dc.description.abstractO presente trabalho refere-se ao papel do regente no ensino-aprendizagem na prática coral, considerando coros amadores e abordando questões relevantes na prática coral como aprendizagem musical, desenvolvimento vocal e socialização. A pesquisa busca responder qual o papel do regente dentro de uma perspectiva educacional à frente de um coro, sendo norteada pelo principal objetivo que é entender o papel do regente nos diversos processos de ensino-aprendizagem do canto coral, considerando os coros não profissionais. Assim, baseia-se em autores como Rita Fucci Amato, Sérgio Figueiredo, Carlos Alberto Figueiredo, Ana Lúcia Gaborim-Moreira, Caiti Hauck-Silva, Ricieri Carline Zorzal, que contribuíram para discussão da prática coral, ensino e aprendizagem, inteligência vocal, consciência respiratória, gestos musicais, construção da sonoridade por meio do desenvolvimento vocal e socialização. Por fim, foi realizada a discussão do levantamento bibliográfico por meio da categorização de termos encontrados na revisão de literatura e os resultados obtidos por meio da análise das categorias apresentadas nos artigos levantados e também a conclusão da pesquisa destacando a contribuição que a mesma pode trazer através dos assuntos discutidos e dos resultados obtidos.pt_BR
dc.format.extent46p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAprendizagem musicalpt_BR
dc.subjectCanto coralpt_BR
dc.subjectDesenvolvimento Vocalpt_BR
dc.subjectRegentept_BR
dc.subjectSocializaçãopt_BR
dc.titlePROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM NO CANTO CORAL AMADOR: revisão bibliográfica sobre a prática e o papel do regentept_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5415256390944704pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8495338048451219pt_BR
dc.description.abstractxThe present work refers to the role of the conductor in teaching-learning in practice choir, considering amateur choirs and addressing relevant issues in choral practice such as musical learning, vocal development and socialization. The search seeks answer what is the role of the conductor within an educational perspective at the head of a choir, being guided by the main objective which is to understand the role of the conductor in diverse teaching-learning processes of choral singing, considering choirs not professionals. Thus, it is based on authors such as Rita Fucci Amato, Sérgio Figueiredo, Carlos Alberto Figueiredo, Ana Lúcia Gaborim-Moreira, Caiti Hauck-Silva, Ricieri Carline Zorzal, who contributed to the discussion of choral practice, teaching and learning, vocal intelligence, respiratory awareness, musical gestures, construction of sound through vocal development and socialization. Finally, a discussion of the bibliographic survey through the categorization of terms found in the review of literature and the results obtained through the analysis of the categories presented in the articles collected and also the conclusion of the research highlighting the contribution that can bring through the topics discussed and the results obtained.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Lingüística, Letras e Artes::Artespt_BR
dc.degree.departament::(CAC-DA) - Departamento de Artespt_BR
dc.degree.graduation::CAC-Curso de Música – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece en las colecciones: (TCC) - Música

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC - Gustavo Ventura.pdf797,51 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons